Novas metodologias aliadas à bimodalidade

27/05/2021
Educação
Conheça o software gratuito que proporciona a aprendizagem colaborativa e maior domínio do conteúdo

Com a pandemia do novo Coronavírus e, consequentemente, o desafio das aulas assíncronas e a distância, os educadores tiveram que se adaptar à nova realidade de ensino e aprendizagem, planejando e executando metodologias alternativas. Em sintonia com a pedagogia marista, que compreende este tema sob diversas perspectivas e evidencia o papel do estudante em reconhecer-se como protagonista na internalização e (re)construção dos saberes, o professor de Física do Ensino Médio Alexandre de Maria desenvolveu uma metodologia para o ensino do componente curricular,  baseada na experiência da disciplina de Física Applied Physic 50 criada pelo professor Eric Mazur da Universidade Harvard.

Segundo Alexandre, alguns questionamentos foram frequentes para ele neste período de ensino remoto: como eu posso acompanhar e obter informações​ sobre quanto do texto solicitado para leitura foi realmente lido pelos estudantes, se estamos fisicamente tão distantes?, ou ainda: quais foram as tentativas, erros e acertos na resolução de um exercício proposto?

“Vivemos, no ensino remoto, um momento em que saberes, conceitos e conhecimentos estão ao alcance dos estudantes com alguns cliques no computador, tablet ou smartphone. Entretanto, toda essa informação pode não se transformar em aprendizado se não houver a mediação correta por parte do professor", afirma De Maria.

Pensando nisso, implementou a utilização do Perusall, um software gratuito, utilizado para estudo prévio, que permite a colaboração entre estudantes por meio de marcações e anotações em arquivos no formato PDF compartilhados pelo próprio professor. Dessa forma, o educador envia os seus materiais e, durante a leitura, cada aluno – de forma assíncrona ou síncrona – pode destacar trechos do texto e inserir suas anotações, ao mesmo tempo que pode visualizar e responder anotações feitas pelos colegas. A plataforma também oferece a oportunidade de obter respostas das suas próprias questões e ajudar os demais com as dúvidas. Além disso, o registro das anotações fornece subsídios ao professor para que possa melhor preparar as atividades de ensino síncronas.

De Maria comenta que as boas anotações contribuem para a turma, estimulam a discussão, explicitam os processos de pensamento, ajudam outros e chamam a atenção para os pontos positivos. “Se o apontamento de uma determinada pessoa for relevante, por exemplo, outro colega pode "mencioná-lo" explicitamente e ele será notificado imediatamente, mesmo que não esteja conectado no momento", acrescenta o professor.

Quer saber mais sobre o Perusall? Confira abaixo as funcionalidades no software que são levadas em consideração para a avaliação dos estudantes, garantem notas mais altas no final da tarefa e o domínio do assunto a longo prazo:

• Contribuir com perguntas e comentários ponderados para a discussão em classe, espalhados ao longo de toda a leitura:

Cada comentário ou pergunta no Perusall é pontuado automaticamente pelo sistema e classificado como abaixo das expectativas, atende às expectativas ou excede as expectativas.

• Começar a leitura cedo:

O software fornece um percentual de nota para os estudantes que iniciam a leitura logo após a postagem da tarefa. Como são postadas sempre em período síncrono é um bônus para os que estão atentos na aula.

• Quebrar a leitura em pedaços (em vez de tentar fazer tudo de uma vez):

Existe um acréscimo na nota quando a leitura é dividida em partes. Isso sugere tempo de reflexão e pesquisa e contribui para o aprendizado.

Ler todo o texto até o final da leitura atribuída:

Não pule páginas e não se concentre no início do texto, diminuindo a interação no final.

• Fazer perguntas e comentários ponderados que geram respostas dos colegas de classe:

É importante que os comentários não sejam apenas para garantir grifo ou nota. Grifar uma frase e comentar “interessante" não gera engajamento dos colegas.

• Responder as perguntas de outras pessoas:

Responder perguntas sugere que o estudante está envolvido com a leitura colaborativa e que está conseguindo expressar um conhecimento sobre o assunto.

• Votar positivamente em perguntas e respostas úteis:

Sugere que o aluno lê interage com os comentários dos colegas. Saiba como fazer: clique e sinalize em verde um comentário que foi útil para você e quando ler uma pergunta que não consegue responder, clique no ponto de interrogação para tornar a pergunta interessante para você.​​