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Conheça os novos Clubes e Grupos Estudantis do Ensino Médio

14/09/2022
Nosso jeito de educar
Atividades extracurriculares contribuem para a formação integral

​​​Para além dos ensinamentos transmitidos em sala de aula, a escola deve ser um espaço que possibilite aos estudantes diferentes trocas e aprendizagens que superem o currículo tradicional. Nesse sentido, os Clubes e Grupos Estudantis são excelentes alternativas para o exercício do protagonismo juvenil e para a personalização da trajetória escolar, contemplando assuntos que atendem diversos interesses individuais e coletivos dos estudantes. 

Pensando nisso, o Colégio Marista Rosário disponibiliza diversas atividades no turno inverso ao das aulas, contribuindo para o desenvolvimento de talentos e habilidades, proporcionando uma visão ampliada a respeito de diferentes temáticas e provocações que permeiam a sociedade. Com opções artísticas, culturais, científicas, esportivas e de solidariedade, essas ações auxiliam no aprimoramento do pensamento crítico, no autoconhecimento, na descoberta de aptidões e interesses, bem como configuram um importante espaço para a troca de experiências e a formação e o fortalecimento de vínculos entre os estudantes.

A partir disso e acompanhando as tendências e os interesses das gerações formadoras da comunidade escolar, novos clubes e grupos foram pensados e criados para atender as demandas dos estudantes.

Conheça os novos Clubes e Grupos Estudantis do Colégio Marista Rosário oferecidos aos estudantes do Ensino Médio:


Clube de Cinema e Humanidades

O Clube de Cinema e Humanidades foi pensado como o espaço para quem tem amor pela sétima arte. Nele serão apresentadas e discutidas as principais produções cinematográficas que marcaram época. Além disso, serão desenvolvidas concepções técnicas e conceituais sobre o cinema e outras áreas afins junto aos estudantes do Ensino Médio.

Clube de Leitura

A ideia deste clube, direcionando ao Ensino Médio, é debater aspectos importantes para a leitura e a escrita literária de maneira a contemplar aqueles que gostam de ler e/ou escrever e querem exercitar sua curiosidade, sua criticidade e sua criatividade. Dando início a oficina, com a proposta de uma seleção de contos de várias temáticas e estruturas, os estudantes discutirão os elementos da narrativa pensando também como potenciais fabuladores e escritores. Para além da sala de aula, a leitura e a escrita literária ajudam a nos constituirmos como indivíduos, contribuem para a formação da nossa personalidade e da nossa maneira de ver o mundo; assim, este clube é um momento para descobrir outras visões e discussões que podem também vir a fazer parte do repertório cultural, social e pessoal. 

Clube de Artes

O Clube de Artes: murais e expressões visuais visa potencializar as habilidades artísticas dos estudantes do Ensino Médio, bem como a reflexão e o protagonismo na criação vivenciada na prática de ateliê. As atividades contemplam diferentes formas de produzir artes plásticas e visuais, contextualizando temas atuais e históricos, assim como a análise de obras consagradas, criação de projetos de exposições e pinturas murais, priorizando a ação do sujeito criador e o desenvolvimento do juízo de valor artístico.  

Clube de Robótica

As tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e servem como instrumentos para a construção de aprendizagens. Nessa perspectiva, o Clube de Robótica utiliza esse cenário para construir as ideias do Pensamento Computacional e desenvolver a resolução de problemas. O clube, destinado inicialmente para os Anos Finais, agora também está disponível para estudantes do Ensino Médio.

Clube de Educação Financeira

Destinado aos estudantes dos Anos Finais, o Clube de Educação Financeira se estrutura em três movimentos importantes: primeiramente, o estudante é auxiliado a analisar a sua postura e seus conhecimentos financeiros; em um segundo momento, o objetivo se lança sobre o orçamento familiar e os planejamentos que ele requer; por fim, as atividades se voltam para um olhar sobre a Educação Financeira na nossa sociedade.

Clube de RPG

Clube de RPG (Role Playing Game), ou jogo de interpretação de papéis, tem por objetivo desenvolver competências por meio da aplicação de diferentes sistemas de jogos e participação ativa dos estudantes na interpretação dos personagens criados de acordo com seus interesses. O jogo de intepretação estimula a leitura, sociabilidade, cooperação, uso da imaginação, lógica e flexibilidade dos participantes. Ao longo do semestre, o professor responsável buscará trabalhar com pelo menos dois sistemas de jogos diferentes, um previamente selecionado pelos estudantes, e outro indicado pelo professor e que estimule o desenvolvimento de conhecimentos escolares.  

Clube de Programação

O Clube de Programação proporciona aos estudantes um espaço para desenvolverem seus próprios projetos, caso já tenham alguma experiência com as linguagens de programação, ou, ainda, aos iniciantes e curiosos da área, a oportunidade de aprender e começar sua jornada no mundo da programação e tecnologias correlatas. Os educadores do grupo atuam como facilitadores do processo, permitindo que os estudantes desenvolvam suas atividades com a maior autonomia possível, estimulando o aprendizado na prática.

Além dessas novas oportunidades, diferentes alternativas já vêm sendo ofertadas aos estudantes ao longo dos anos. Confira quais são os Clubes e Grupos Estudantis do Colégio Marista Rosário clicando aqui.