Navegar para Cima

Notícias

Primeiros voos: projeto sobre pássaros conecta saberes e afetos

24/06/2022
Educação
Crianças da turma N1A construíram casinhas para aves junto com avós

​​​​​​​​​​​“De quem são as penas no pátio da escola?” – essa foi a pergunta que despertou a curiosidade dos estudantes da turma N1A do Marista Rosário a iniciarem o Projeto de Estudos sobre as aves no mês de abril. Nesta semana, como parte das atividades, eles realizaram a construção de casinhas de pássaros com os avós. A iniciativa, que teve como objetivo trabalhar a partir do interesse da turma em explorar e conhecer a vida dos pássaros, foi além dos muros da escola e conectou sala de aula, família e afetos.

Primeiros voos

O questionamento surgiu quando a turma encontrou, no pátio da Educação Infantil, algumas penas de pássaros. Naquele momento, os estudantes se perguntaram de quem poderiam ser aquelas penas. “Seria do Periquito Rosariense?” – eles questionaram. 

Com esse fato, as professoras da N1A perceberam as possibilidades em explorar o assunto em sala de aula e trabalhar os processos pedagógicos do nível de ensino a partir do conhecimento das aves. A professora, Gabriela Venturini, da Educação Infantil, contou que a iniciativa fortaleceu um importante hábito. “Com o projeto, as crianças construíram o hábito de partilhar aquilo que se sabe, para que os saberes se multipliquem e se coloquem a favor de todos”, afirmou. 

Família, histórias e aprendizado

A Pedagogia Marista preconiza e valoriza a formação integral por meio da dedicação, da presença, do amor e do respeito ao outro buscando práticas educativas criativas, contextualizadas e significativas para os estudantes. Exemplo disso foi a amplitude que o projeto de estudos com os pássaros atingiu. Ao saber sobre o que a neta Catarina estava estudando, seu avô construiu uma casinha de passarinho para presenteá-la. 

A estudante levou a casinha para a escola e, junto dos colegas, sugeriu que todos colocassem as sementes que estavam sendo estudadas para que os pássaros entrassem nela. Lucca, estudante da turma, propôs que ela fosse pendurada em uma árvore e, após uma discussão coletiva sobre em qual árvore seria, as crianças decidiram colocá-la na "árvore grande do pátio central".  

Foi então que surgiu a ideia de criar mais casas para mais pássaros. Por meio da intencionalidade pedagógica da professora, foi elaborada uma proposta que envolvesse a família para dar continuidade ao projeto. Isso porque, quando Catarina contou sobre seu avô, essa figura se evidenciou no grupo e, por vários dias, as histórias contadas pelos estudantes estiveram centralizadas nos avôs e avós, pessoas que são de importância ímpar na vida dos nossos estudantes. 

“Para além destes aprendizados mensuráveis e que podem ser traduzidos nas habilidades que foram desenvolvidas”, comentou Gabriela. “Foi possível perceber o engajamento das crianças em aprender e ensinar juntos, como o formar-se enquanto um grupo, compreender o que significa relacionar-se com o outro e, ainda, entender e respeitar os diferentes tempos e modos de ser de cada um”.

Saiba mais sobre a Educação Infantil no Marista Rosário