Navegar para Cima

Notícias

Qual a importância de ser solidário?

06/11/2019
Solidariedade
Estudantes participam de atividades que colaboram para o bem comum. Saiba como contribuir também.

​​Ser sensível às necessidades do outro, ou seja, solidário, é uma prática que deve ser contextualizada no cotidiano, especialmente no ambiente escolar, para que as novas gerações internalizem o conceito e colaborem para o bem comum. No Marista Rosário, a solidariedade está presente em atividades e projetos que incentivam crianças e jovens a contribuir para uma sociedade mais justa, na qual as pessoas sejam respeitadas em seus direitos fundamentais.

Os jovens demonstram sensibilidade social e engajamento em movimentos que colaboram por um mundo melhor. Exemplo disso é a atuação dos estudantes nos Grupos de Voluntariado do Colégio, que oportunizam a adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, vivências formativas em vista da interação entre fé, cultura e vida.

Criado em 2007 por estudantes do EM, o Voluntariado conta hoje com 120 integrantes. Conforme a assessora, educadora Paula Menna Barreto, o grupo oportuniza que os jovens conheçam as realidades em vulnerabilidade, para que possam fazer a diferença e ajudar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Solidariedade na prática

Voluntária há quatro anos, a estudante Rafaela Sartori, da turma 306, passou a enxergar realidades diferentes da sua e a aprender com elas. A interação com crianças e jovens em vulnerabilidade fez com que ela percebesse que uma escuta sensível, um olhar atento e uma palavra amiga podem ajudar as pessoas olharem suas vidas de maneira mais otimista. “As pessoas precisam ser ouvidas e muitas vezes não sabem em quem confiar. Aprendi que atitudes de acolhimento podem contribuir muito na forma como alguém enxerga sua vida”, ressalta. As experiências adquiridas no grupo se expandiram em seu intercâmbio para os Estados Unidos, onde Rafaela estudou em uma escola pública e pode vivenciar os desafios de jovens de outras culturas. 

Quer ser solidário também? Contribua com o Natal Solidário!

A solidariedade é uma marca institucional que fundamenta a educação Marista. Para organizar as iniciativas solidárias em diferentes espaços em 2014 foi criado o Programa de Solidariedade, prevendo atividades voluntárias, parceria com instituições necessitadas, estruturação de campanhas permanentes e pontuais e maior proximidade e vinculação com projetos pedagógicos que compõem o currículo.

Entre as campanhas permanentes está o Natal Solidário. Para ajudar a tornar a data mais alegre e significativa para crianças e adolescentes atendidos nas Unidades Sociais Maristas de Porto Alegre, a Pastoral está arrecadando doações até o fim do mês de novembro.

O que doar? 

Um brinquedo junto com um cartão de Natal (para as crianças das Escolas de Educação Infantil)

Um par de chinelo junto com um panetone (para as crianças e adolescentes dos Centros Sociais).

Em caso de dúvida, procure a equipe do Serviço de Pastoral Escolar, na sala 220, no 2º andar do Prédio A).

Saiba quais são as unidades contempladas pelo projeto:

Escola Marista Tia Jussara (Crianças de 0 a 5 anos)

Escola Marista Renascer (Crianças de 0 a 6 anos) 

Escola Marista Aparecida das Águas (Crianças de 4 a 6 anos) 

Escola Marista Menino Jesus (Crianças de 0 a 5 anos)

entro Social Aparecida das Águas (Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos)

Centro Social Ir. Bortolini (Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos)​​