Rosarienses apresentam artigos em congressos de educação

03/09/2019
Formação
 A busca pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar do Marista Rosário

As professoras de Educação Física Karina Dohms e Rubiane Oliva apresentaram o artigo Aprendizagem motora e estudantes com TEA no 2º Congresso Luso-Brasileiro sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Educação Inclusiva (Conlubra), que ocorreu de 28 a 30/8, em Pelotas - RS.

O artigo foi escrito em parceria com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio, Caroline Garziera. O evento reuniu mais de 24 palestras com ministrantes portugueses e brasileiros sobre o que há de mais atual em pesquisas e práticas referentes ao autismo e à inclusão.

Já no próximo mês, entre os dias 16 e 19/9, a professora do Ensino Médio Ane Patrícia de Mira irá participar do XIV Educere - Congresso Nacional de Educação, na PUCPR, em Curitiba.

A educadora irá apresentar dois artigos: A política de currículo do novo Ensino Médio: o que dizem os professores e Desafios da avaliação para a aprendizagem e os processos de inclusão na educação básica, esse em coautoria com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Carla Spagnolo.

O evento é realizado a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social.

Formação continuada para educadores

Nosso Fundador, São Marcelino Champagnat, iniciou um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, com uma pedagogia muito prática, focada na presença, na solidariedade e no aprender fazendo. A partir disso, e preocupados com iniciativas que respondam às demandas atuais da realidade, a busca pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar do Marista Rosário. Seja em Jornadas Pedagógicas ou em encontros formativos realizados ao longo de todo o ano, as propostas visam ampliar saberes promovendo momentos de estudo, capacitação e integração da equipe.

No início de cada semestre ocorrem edições da Integração de Novos Colaboradores, com foco na acolhida dos educadores e abordagens que vão da história do Instituto Marista a orientações técnicas e administrativas.