Em determinado momento da vida escolar, talvez seja necessário realizar uma troca de turno. Se a aula ocorria pela tarde, agora o estudante passará frequentar a escola no período da manhã ou vice-versa. Durante toda vida, o ser humano experiencia momentos de mudanças em todos os âmbitos, sejam elas inesperadas ou programadas, e isso não seria diferente para as crianças, adolescentes e jovens.
A decisão necessita de um período de adaptação para o estudante. Nesse novo contexto, é importante que a família possa servir de suporte e esteja preparada para auxiliar no que for preciso, a fim de que o processo ocorra de modo tranquilo e organizado para todos os envolvidos: aluno, família, professores e colegas.
Durante o período de recesso escolar, é normal a rotina ficar mais flexível, além de dormir e acordar mais tarde. Desta forma, essa readaptação do relógio biológico pode durar alguns dias com a volta às aulas. Para garantir que o processo de aprendizagem não seja prejudicado, trouxemos cinco dicas fundamentais para este momento:
Comece a adaptação do sono antes do início das aulas. Para crianças que têm mais dificuldade de acordar cedo e vão passar para o período da manhã, o ideal é começar bem antes, organizar e vivenciar o horário adequado para dormir e acordar, lembrando da necessidade mínima de 8h diárias.
Encarar a mudança de turno como algo positivo, pois muitas vezes a família está mais ansiosa do que o estudante. É importante que os pais transmitam segurança aos filhos sobre a escola, pois tudo será completamente novo a partir de agora.
É preciso também conversar com a criança ou o adolescente para que não haja traumas antes e durante a nova rotina, pensando em um planejamento para o melhor aproveitamento escolar. Lembre-se, além de mudar de turno, o estudante vai sair do convívio no qual já está acostumado.
Use a criatividade! Construa com o estudante um quadro de rotina onde possa fazer seus registros e mudar sempre que necessário. O melhor é aquele que faça sentido para o aluno.
Com a mudança, pode ser que os horários para alimentação também sofram alterações. Incentive uma alimentação mais leve e balanceada neste período.
Para a orientadora educacional das turmas de 7º e 8º ano EF, Sylvianne Ribeiro, cada indivíduo tem o seu tempo de adaptação e é importante que a família compreenda e também tente se encaixar na nova fase. “Além do diálogo claro e objetivo sobre a necessidade da troca de turno, as famílias podem criar boas expectativas sobre essa mudança, reforçar que a rotina será muito significativa para o estudante e que ele encontrará novos amigos ou até mesmo reencontrará amizades antigas", relata.
Turno Integral
Se por um lado temos aqueles que irão trocar de turno escolar, há também os estudantes que irão passar o dia na escola. “Ter uma criança matriculada no turno integral é uma boa opção para os pais que trabalham fora, além de trazer a sensação de segurança e tranquilidade. Depois de integrado à rotina, o estudante ganhará mais autonomia e o convívio com outros colegas facilitará o processo de socialização", conta a orientadora.
Essa é proposta do Turno Integral do Marista Rosário, que conta com uma programação diária que alia cultura, estudo, esporte e lazer, com a orientação de profissionais especializados, dentro da própria instituição. Sendo assim, o estudante tem mais espaço e tempo para construir aprendizagens por meio de atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, relacionais, socioafetivas, culturais, tecnológicas, além do cuidado com uma alimentação saudável, orientação para hábitos de estudo, formação para valores e lazer. O cronograma de atividades conta com hora do tema, oficinas esportivas, Língua Inglesa, Musicalização, Arte, Literatura, hora do soninho (descanso), entre outras.
O Turno Integral também compreende a metodologia de projetos, no qual os estudantes se tornam protagonistas ao sugerir temas para investigação que despertem a curiosidade e a construção de novos conhecimentos, iniciando seu percurso na iniciação científica. É possível escolher de dois a cinco dias na semana, conforme a rotina pessoal e as propostas oferecidas.
Quer saber mais sobre o Turno Integral? Clique aqui.