Navegar para Cima

Notícias

Saiba mais sobre os Festejos Juninos no Marista Rosário

17/05/2019
Nosso jeito de educar
Ressaltamos que os estudantes devem estar à vontade para organizar suas vestimentas em consonância com suas referências culturais e tradicionais

​​​Cada região do Brasil possui referências diferentes quanto a caracterização das pessoas que vivem no campo. No Marista Rosário, ressaltamos que os estudantes devem estar à vontade para organizar suas vestimentas em consonância com suas referências culturais e tradicionais. 

Quanto aos trajes, a indumentária gaúcha é uma vestimenta histórica que traz traços marcantes da identidade cultural gaúcha e que podem ser usadas e valoradas como um destaque para os festejos religiosos e culturais de outras épocas. A vestimenta de caipira é comum também em festas de diversas regiões brasileiras, valorizando a simplicidade e alegria.

Para as apresentações de dança nos Anos Iniciais EF, a referência escolhida é o povo do campo do Rio Grande do Sul, fazendo referência a identidade gaúcha. Danças folclóricas como Dança das Fitas ou Pau de Fitas, por exemplo, são realizadas em comemoração à fartura e em agradecimento a terra, presentes em festas do povo rio-grandense.

​As festas de junho estão ligadas ao solstício de inverno e aos santos e dias: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro e São Paulo (29).  

Dessa forma, que possamos festejar a colheita, os santos e a cultura com alegria, simplicidade e respeito às tradições diversas que fazem desse país e desse estado um lugar saudável para aprender e conviver.