A proposta marista está alicerçada na formação integral do sujeito, ou seja, busca desenvolver a excelência acadêmica aliada aos valores humano-cristãos. Esses são os dois pilares da pedagogia marista. Para isso, o saber é construído em uma metodologia curricular ativa, com projetos interdisciplinares e as sequências didáticas.
A sequência didática é uma estratégia que favorece a interdisciplinaridade, visto que os objetos de estudo estabelecem interfaces com os diversos contextos, situações, componentes curriculares, etc. Ela permite levar em conta, ao mesmo tempo e de maneira integrada, os conteúdos de ensino, os objetivos de aprendizagem e a necessidade de variar os suportes, as atividades, os exercícios e as dominantes das aulas. Facilita o planejamento contínuo e a explicitação dos objetivos de aprendizagem.
Nesta metodologia, o estudante é incentivado a resolver situações-problema que visam ao desenvolvimento de competências e habilidades empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, a partir de uma sequência de atividades. Dessa forma, os estudantes participam ativamente do processo, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
Confira alguns exemplos de atividades realizadas
Dentro da Sequência Didática da Área de Matemática e suas Tecnologias, as turmas do 2º ano EM estudaram o tema trigonometria como estratégia na resolução de problemas básicos do cotidiano. Durante o trimestre, os estudantes pesquisaram os aspectos históricos do desenvolvimento da trigonometria e construíram um teodolito, instrumento de precisão óptico que mensura ângulos verticais e horizontais. Após, com o equipamento e uma trena, estimaram a altura do Prédio A do Colégio (que é de aproximadamente 23m). Para encerrar, elaboraram um vídeo para descrever todas as diferentes atividades realizadas durante a Sequência Didática.
Como ponto de partida da Sequência Didática de Ciências Humanas, que envolve Ensino Religioso, Filosofia, História e Geografia, as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental fizeram uma saída de estudos para os municípios de Gramado e Canela, onde visitaram o Mini Mundo, entre outros locais. A atração é um parque ao ar livre formado por réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo, baseadas em seus respectivos projetos originais, onde tudo é 24 vezes menor do que a realidade. Na Sequência Didática do 3º trimestre A materialização da cultura no espaço - Grécia Antiga, após pesquisarem sobre o contexto histórico e geográfico das edificações de Atenas, os estudantes construirão uma minicidade reproduzindo as principais edificações do local.