Lançado pela primeira vez há mais de 90 anos, o Anuário Ecos é uma tradicional publicação que busca eternizar cada ano e criar um vínculo afetivo com a vida escolar.
Distribuída impressa para todos os estudantes e suas famílias, educadores e ex-alunos, o Marista Rosário disponibiliza também as versões digitais no site.
O lançamento ocorre em primeira mão para os ex-alunos durante um reencontro, pois cada edição destaca o grupo de egressos com fotos individuais e de turma. No dia seguinte, estudantes e educadores recebem o seu exemplar.
Histórico da publicação
Criado em 1927, o anuário configurou-se como um histórico do então Gymnasio Estadual do Rio Grande do Sul. Naquela época, o objetivo era reunir informações formais e históricas de cada ano letivo.
A publicação esteve suspensa de 1944 a 1949 devido à Segunda Guerra Mundial que ocasionou a escassez de papel no Brasil, retornando em 1951 com o mesmo formato.
A partir de 1971, foi suspensa novamente e voltou a ser produzida em 1992. Neste mesmo ano, o Marista Rosário passou por transformações, que recuperaram práticas importantes na sua história. Dentre eles, passou a organizar novamente as formaturas do 3º ano do Ensino Médio e também a produzir o Ecos, desta vez, em formato mais moderno, com fotos das turmas e acontecimentos do ano. O objetivo desta retomada foi resgatar antigas tradições, principalmente em relação aos formandos.
Edições publicadas:
De 1927 a 1943 (17 edições);
De 1951 a 1971 (21 edições);
De 1992 até 2021 (30 edições).