O processo de alfabetização e letramento é um marco na trajetória escolar de nossos estudantes. Para os pais, representa expectativa. Para as crianças, significa novas descobertas. Para os educadores, contempla novas perspectivas de aprendizagens. Nesse período, as crianças elaboram suas hipóteses de escrita a partir das propostas que são realizadas em sala de aula. Por isso, buscamos elementos dos contextos social e cultural vivenciados pelos estudantes, para que a aprendizagem seja significativa e leve em conta a singularidade de cada um.
A supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Bibiana de Oliveira João de Deus, cita a exploração de palavras estáveis, como o próprio nome do estudante. Esse exemplo auxilia na descoberta e construção do uso das letras na composição de cada nome e na associação e percepção das regularidades existentes na escrita. “A partir disso, as crianças vão se sentindo mais seguras para tentar escrever o nome dos colegas, dos familiares, da professora, ou seja, palavras que são significativas e carregam uma história afetiva", comenta.
No Colégio Marista Santa Maria o processo de alfabetização e letramento é desenvolvido por meio de abordagens lúdicas e de elementos do cotidiano. Através de situações brincantes, que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio, os estudantes comparam sons, divertem-se com rimas e aproximam-se do sistema alfabético de uma maneira prazerosa. Um exemplo disso é o projeto Nosso amigo Beto: a ludicidade no processo de alfabetização, que é um “mascote", anfitrião dos Anos Iniciais, cujo nome faz alusão ao alfabeto, para motivar a aprendizagem do sistema de escrita alfabética nos primeiros anos do Ensino Fundamental, promovendo uma transição progressiva e divertida entre os níveis de ensino e potencializando o protagonismo do estudante em seu processo de alfabetização, formação integral e acadêmica.
A presença do Beto desperta o interesse das crianças pelo sistema de escrita alfabético e desenvolve as habilidades de leitura e escrita. O projeto engloba diversas ações que são realizadas para atingir os objetivos de alfabetização e letramento, entre elas estão a representação física do amigo Beto como bonecos de pano e de PVC; contação da história Beto no Reino da Letras; presentes do Beto; visita do Beto na casa dos estudantes; a Festa do Beto e o álbum de figurinhas, por exemplo.

Segundo Clarissa Cáceres, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Colégio, através do acompanhamento pedagógico realizado com os estudantes do 1º ano-EF, percebe-se, a cada ano, que ainda no primeiro trimestre do ano letivo, a maioria dos estudantes atingem um nível alfabético de escrita e habilidade leitora esperado para o nível de ensino, o que é comprovado através das avaliações diagnósticas. Ela também diz que “é explícito o sentimento de bem-estar das crianças, de pertencimento ao processo de aprendizagem e à escola, de afeto pelo amigo Beto, de prazer pelo processo de aprender a ler e a escrever e a descobrir o mundo através do conhecimento e do protagonismo, de forma lúdica".
