Navegar para Cima

Notícias

Momentos de escuta são vivenciados em espaços maristas

14/09/2021
Institucional
Etapa preparatória para a principal assembleia da Rede Marista promove espaço de diálogo e reflexão entre maristas de diferentes lugares

​Ao longo do mês de agosto, os espaços de missão da Rede Marista promoveram diversos momentos de escuta em preparação à 1ª Assembleia Provincial de Missão Marista, que ocorrerá entre os dias 26 a 29 de outubro, de forma online.

Os momentos de escuta são atividades preparatórias que têm como objetivo reunir percepções, avaliações e sonhos vivenciados pelos colaboradores e Leigos maristas. Com a abertura desses espaços para diálogo, é possível agrupar as necessidades, oportunidades e pontos a aperfeiçoar em nossos ambientes de trabalho e, sobretudo, direcionar de forma mais assertiva a missão marista.

Como funciona

Divididos em grupos por equipe e/ou empreendimento, os colaboradores e Leigos maristas seguiram um roteiro celebrativo como guia para a condução desse espaço de partilha e reflexão. Entre as atividades realizadas, eles tiveram como orientação dialogar e encontrar respostas conjuntas para as seguintes perguntas: O que é ser marista para nós, no contexto atual? Como temos vivenciado nossa vocação e carisma?  A partir do nosso espaço de atuação, como percebemos as oportunidades e desafios da nossa Província/Rede em relação à missão? O lema do nosso processo de Assembleia e Capítulo é "Ousemos a vida com esperança". Como maristas, o que devemos ousar para nosso futuro? 

 

Todo o material conversado e produzido, ao longo dessas reuniões, servirá de subsídio para as temáticas trabalhadas em Assembleia, ou seja, a partir dos principais pontos levantados pelas pessoas que atuam com a missão marista diariamente é que serão direcionados os diálogos da Assembleia de Missão.

O coordenador de pastoral do Marista Santa Maria, Neimir Mentges, destaca que no Colégio o grupo de participantes envolveu representantes do Grêmio Estudantil (Gesma), da Associação de Pais e Mestres (APM), e de educadores de todos os setores do Colégio. "Este processo de escuta e partilha é fundamental na construção e (re)construção coparticipativa da missão marista, ​um momento de reflexão coletiva sobre a nossa atuação, de valorização da nossa comunidade educativa como protagonista da nossa história."

Saiba mais sobre a 1º Assembleia de Missão Marista aqui.