O Colégio Marista Santa Maria conquistou o 2º lugar no 16º Prêmio Gestão de Comunicação, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), com o projeto Acolher bem para criar vínculos. O Colégio concorreu na categoria Gestão de Comunicação e Relacionamento. O resultado foi divulgado na noite dessa terça-feira, 4/12, em um evento especial de premiação em Porto Alegre, que também celebrou o aniversário de 70 anos do Sindicato.
Os Prêmios do Sinepe/RS, que incluem também o 9º Prêmio Inovação em Educação e o 13º Prêmio de Responsabilidade Social receberam 213 projetos inscritos, de 69 instituições de todo o Estado. A premiação, uma das mais importantes do setor privado educacional do Brasil, conta com o patrocínio da UNOi Educação, Sistema Farias Brito de Ensino, Casio Projetores Laser & LED e Sistema Etapa.
Sobre o projeto premiado
Pensando no bem-estar dos estudantes, a cada ano o Colégio promove ações que acolhem os estudantes na volta às aulas. Desde 2014 o projeto “Acolher bem para criar vínculos” proporciona momentos incríveis no retorno das aulas, com atividades e mensagens de carinho às crianças e jovens. Em 2014, “sensações” foi o tema principal, utilizando aromas, cores e sabores para acolher seus estudantes, educadores e famílias na volta às aulas. No ano seguinte, foram trabalhadas mensagens positivas para as crianças começarem o ano com o pé direito, além de biscoitos da sorte oferecidos aos pequenos.
Já em 2016, o tema principal foi “Viagem ao mundo do conhecimento Túnel do Star Wars”, trazendo personagens da saga aos corredores da escola. Em 2017 os estudantes foram recebidos com manifestações de arte. Palcos foram montados nos acessos ao Colégio, com teatro, cinema e música. Já em 2018, o tema escolhido foi “Cuidado consigo, com o outro e com o mundo”, ressaltando a preocupação com o próximo e com o meio em que vivemos. Para isso, a instituição desenvolveu espaços a partir de material reciclado e promoveu o cultivo de pequenos jardins e hortas orgânicas.
Além dessa colocação, o Colégio também conquistou a Menção Honrosa na Área Fim no 9º Prêmio Inovação em Educação promovido pelo Sinepe/RS, com o projeto Desenvolvendo argumentos a partir dos Júris Simulados, coordenado pela professora Claudete Linhares.
Para o presidente em exercício do Sinepe/RS, Osvino Toillier a premiação é a mais qualificada e reconhecida do ensino privado brasileiro: “É a consolidação da nossa proposta, que é a de mostrar o que as instituições de ensino vêm fazendo de relevante, oferecendo o devido reconhecimento pelas suas ações".
Educação marista
Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.
Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.
Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.
Sobre a nossa proposta pedagógica
A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.
A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.
O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.
Sobre a Rede Marista
A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.
Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.
Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.