Navegar para Cima

Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça projetos sobre sustentabilidade desenvolvidos pelos estudantes

05/06/2020
Projetos
Selecionamos práticas realizadas da Educação Infantil ao Ensino Médio que visam contribuir com a conservação da natureza e cuidado com a vida

O cuidado com a saúde do Planeta perpassa o cuidado com a saúde humana. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), essa é a reflexão trazida nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/6, com o tema 2020 Biodiversidade. A abordagem visa colocar em pauta a importância de uma visão global sobre as inter-relações entre a natureza e a vida, tão evidentes com a pandemia do COVID/19. 

A data foi instituída em 1972, na primeira grande conferência sobre meio ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, encontro que institucionalizou uma série de medidas mundiais para a preservação do Planeta, conforme informações disponíveis no site da ONU​. Nesse ano, a celebração da data também nos desafia a pensar e a colocar em prática ações para construir um mundo melhor no pós-pandemia.

No Colégio Marista Santa Maria, a educação ambiental está presente nas propostas pedagógicas da Educação Infantil ao Ensino Médio e se concretiza na formação integral de nossos estudantes, em projetos científicos e práticas que buscam contribuir com a comunidade através de pesquisas em torno de soluções mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e social.

Por isso, destacamos a seguir, oito iniciativas, propostas em desenvolvimento, algumas já premiadas em eventos científicos locais e regionais, que visam agregar conhecimento à área e também participar ativamente na construção de uma cultura sustentável. Confira e inspire-se!

Isopor descartável: de poluidor à matéria-prima 

Estudantes do 9º ano - Ensino Fundamental

​O Poliestireno expandido – EPS foi descoberto em 1949 pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz, quando trabalhavam nos laboratórios da BASF, na Alemanha. No Brasil, é conhecido como ISOPOR®. Ele é um material reciclável, mas para isso, deve estar limpo e separado de metais, papéis, adesivos e outros contaminantes, logo, o processo de coleta e reciclagem não é tão simples. Dessa forma, nessa proposta, a ideia é a reutilização do ISOPOR® para produção de materiais úteis ao dia a dia, evitando seu descarte incorreto e agressivo ao meio ambiente. Nesse processo, os estudantes utilizaram o isopor como matéria-prima, por exemplo, de jogos (jogo da velha, dominó e jogo de botão), vasos para flores e caixas para armazenamento de materiais nas salas de aula.

Produção de asfalto por meio da reutilização de resíduos sólidos

Estudantes do Ensino Médio

A garrafa de Polietileno Terefltalato (PET) está em nossas casas em diferentes produtos como refrigerantes, água mineral, produtos de limpezas, entre outros. Pensando nos vários destinos que o PET pode ter, desde o lixão a sua reutilização em casa, o projeto busca desenvolver uma forma de produção de asfalto modificado com o PET, produzindo, assim, uma nova alternativa para os resíduos sólidos e contribuindo com o poder público para a manutenção da pavimentação urbana.

Confecção de sabão caseiro a partir de óleo reutilizado da cantina escolar 

Estudantes do 5º ano - Ensino Fundamental

Para estimular a reflexão dos estudantes, foram confeccionados barras de sabão reutilizando óleo de cozinha coletado na cantina do Colégio. Além de aprender sobre a química desse processo, os estudantes realizaram uma discussão sobre os danos ambientais se caso a quantidade de óleo que foi reutilizada fosse descartada de maneira incorreta. O sabão produzido pelos estudantes foi distribuído para a comunidade escolar. 

Hidroponia: uma forma de descarte do lixo orgânico gerado em casa

Estudantes do Ensino Médio

Nesse projeto, os estudantes elaboraram uma receita para um composto 100% orgânico, capaz de suprir as necessidades das plantas sem a adição de químicos a partir do lixo orgânico domiciliar. O composto inicial foi dedicado para o cultivo de alfaces em hortas verticais (sistema hidropônico); porém, com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do projeto, serão estudadas variações para outras culturas. Além dos objetivos pedagógicos – como o uso de cálculos volumétricos, análises gráficas e proporcionalidades –, ele foi desenvolvido para diminuir o descarte de resíduos sólidos e o uso de agrotóxicos.

​Animais

Estudantes do 2º ano – Ensino Fundamental

Através de metodologias lúdicas, como o álbum dos animais, os estudantes aprendem sobre o universo dos seres vivos, a importância do respeito com os animais e as plantas e com todo o ecossistema. O projeto desperta o interesse natural das crianças já que este assunto é presença obrigatória em seu mundo cotidiano (desenhos animados, jogos, histórias e brinquedos) e, além disso, possui um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. 

​​Construção de um protótipo de usina biodiesel a partir da reutilização de óleo de cozinha

Estudantes do Ensino Médio

A ideia é construir uma mini usina de biodiesel como forma de reaproveitar o óleo de fritura, evitando que ele seja descartado de forma incorreta. Neste sentido, o óleo produzido em residências, bares e restaurantes, quando recolhido para a produção de biodiesel, evita a contaminação do meio ambiente, como a poluição das águas, do solo e até mesmo da atmosfera.

Minhas emoções

Estudantes do Nível 1 – Educação Infantil

Nesse período de aulas remotas estamos trabalhando com as crianças a temática das emoções para compreender melhor como estão se sentindo nesse contexto de distanciamento social. Utilizamos como pano de fundo o livro O monstro das cores de Anna Llenas. Assim, abordamos os sentimentos “bons” a fim de promovê-los no seio familiar. Para o retorno das aulas presenciais, trabalhar-se-á o sentimento da calma através da meditação, do contato com a natureza. Para isso, as crianças serão desafiadas a iniciarem o plantio do “tempero das emoções”, semeando, em um primeiro momento, a salsa. Posteriormente, quando a primavera chegar, o plantio será de sementes de girassol. Tais práticas buscam trabalhar a importância das nossas relações com a natureza e o quanto ela pode nos ensinar no cuidado com o nosso bem-estar e harmonia espiritual.

​Campanha Paratleta

Estudantes do 1º ano – Ensino Fundamental

Os estudantes participam desde 2018 da Campanha Paratleta, desenvolvida pela Associação Santa-Mariense Paradesportiva (Assampar), para arrecadar lacres de alumínio e tampas plásticas de garrafas. O valor da reciclagem é revertido para a aquisição de materiais e equipamentos destinados ao paradesporto no município de Santa Maria/RS. A atividade é embasada no trabalho com o livro Por um mundo mais bacana de Lucia Reis. 

Além dessas iniciativas, várias outras atividades fazem parte do cotidiano escolar, das práticas pedagógicas, reforçando e lapidando a importância do cuidado com o Planeta no dia a dia de cada estudante, família e educador, afinal, cuidar do meio ambiente nos completa!