As habilidades de comunicação através da oralidade e escrita perpassam as competências exigidas para um bom desempenho nas diferentes áreas do conhecimento. Potencializam o desenvolvimento cognitivo e atuam também na formação emocional dos indivíduos, interferindo na construção da sua autoestima e autonomia. Tais habilidades linguísticas são desenvolvidas através do estímulo à leitura, à escrita, à manifestação artística, ao estímulo da criatividade e à inovação, processos que encontram um território rico no contexto do espaço escolar, no trabalho educativo e de formação integral das juventudes, como sinaliza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Em nossa proposta pedagógica, o incentivo à leitura é protagonista, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, através de práticas e projetos interdisciplinares realizados a partir do constante diálogo entre a Biblioteca Escolar e as atividades realizadas nos componentes curriculares. Entre os exemplos que podemos destacar, estão projetos como Leitores e Escritores, Livro de Pano, Mediações de História em Libras, Booktubers. Além de motivar o envolvimento do estudante com a literatura, em seus diferentes gêneros, um processo fundamental é a prática de desafiar os estudantes a também produzirem as suas próprias narrativas, sejam crônicas, notícias, ilustrações, contos, poesias, teatro, e também, é claro, produções multimídias.
“É também a partir deste movimento de se enxergar como autor, protagonista de uma produção artística, que o jovem alimenta seu prazer pelos livros, percebe os benefícios da leitura ao seu crescimento linguístico, cognitivo, ao seu repertório cultural e social, e sente-se protagonista, sujeito responsável pela sua própria história", destaca a professora de Produção Textual do Colégio, Caroline Guerra.
Uma das atividades realizadas durante este ano neste sentido foi o trabalho sobre o gênero textual Contos Fantásticos, com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, que culminou na publicação de um e-book produzido pelos jovens escritores deste nível de ensino. A obra Qual o limite entre realidade e ficção foi construída a partir da adaptação das atividades acadêmicas deste componente curricular para o ensino remoto, em virtude da pandemia, explorando as potencialidades das tecnologias educacionais como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as Aulas Online para a sua produção.
O gênero Contos Fantásticos constitui uma narrativa curta, permeada de mistério, que conduz o leitor a uma viagem por caminhos sobrenaturais e imagéticos. Uma narrativa que desafia a criatividade e interpretação do leitor, mas principalmente do escritor da história. “Eu precisei me inspirar muito em filmes de aventura, incluindo, por exemplo, os filmes de Indiana Jones, tornando assim uma obra engraçada e ainda assim de suspense, que prende o leitor, fazendo com que ele tenha curiosidade de saber como é o final", conta o estudante Antônio da Cás.
Para lançar a obra à comunidade escolar, produzimos uma edição inédita da série Booktubers, onde os jovens escritores e as educadoras responsáveis pelo trabalho, compartilham trechos dos contos fantásticos produzidos para o livro e relatam seu processo de criação das histórias, desafios, aprendizados e curiosidades. Confira no vídeo seguir:
Que tal mergulhar nas aventuras destes textos? Para baixar o e-book, acesse aqui.
Confira e conte pra gente nos comentários o que você achou desta obra fantástica!