Somos uma instituição que nasceu por e para os jovens, principais interlocutores de nossa missão. O diálogo com as juventudes e seus vários modos de ser e estar no mundo é fundamental, pois os constitui como sujeitos de direito, atuantes no seu tempo e em sintonia com as demandas do século XXI.
O protagonismo juvenil é essencial importante por meio do reconhecimento do estudante como um ser que conhece, que produz conhecimento, que vive e tem vontades, que se comunica, que é um ser social e político, que trabalha e se diverte e ao mesmo tempo comtempla o transcendente. Por essa razão, a Rede Marista é comprometida com o enriquecimento das trajetórias juvenis, na ampliação de seus repertórios, na leitura de mundo nas quatro áreas do conhecimento, por meio da pesquisa, de práticas inovadoras, coletivas e corresponsáveis na promoção de uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditamos no potencial de escuta e diálogo junto aos estudantes e, para isso, contamos com práticas curriculares que oportunizam a participação e o protagonismo.
A educação marista prima pela formação integral, pela cultura da solidariedade e da paz, pelo entendimento de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento. Entre os princípios do Projeto Educativo Marista está a promoção da educação de qualidade intercultural, compreendendo que “o protagonismo infanto-juvenil como forma de posicionamento no mundo possibilita que os sujeitos se assumam como capazes de conduzir processos individuais e coletivos”, destaca o documento.
Atribui-se o conceito de protagonismo juvenil ao pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa. Nessa concepção, acredita-se no potencial dos adolescentes para gerar mudanças significativas nos locais em que estão inseridos. A partir dessa perspectiva, o ato de participar para os jovens consiste no envolvimento em processos de discussão, decisões e efetivação de ações, tendo em vista o desenvolvimento da criatividade e poder de transformação, conforme aborda o especialista.
Para contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando suas singularidades e o olhar voltado a construção de seus projetos de vida, os Colégios e as Unidades Sociais da Rede Marista possuem atividades que potencializam o protagonismo juvenil. Em recente pesquisa, divulgada pela União Marista do Brasil (Umbrasil), sobre a percepção dos jovens dos colégios maristas de todo o país acerca do Ensino Médio, 74% dos estudantes concordaram que a escola oportuniza o protagonismo e a participação. Entre os espaços de representação surgiram Grêmio Estudantil, Pastoral Juvenil Marista (PJM) e Voluntariado. “Eu faço parte da PJM, e eu acho que como uma experiência marista e aqui no colégio foi a entidade, grupo que mais me representou até agora”, comenta estudante de uma Unidade Social.
Experiências que transformam
No Marista Santa Maria, os estudantes do Ensino Fundamental ao Médio podem experienciar novas possibilidades que desenvolvam a responsabilidade, preocupação social e ambiental, liderança e criatividade através de práticas curriculares nos colégios. Destacamos, a seguir, algumas delas:
Grêmio Estudantil
Formado por estudantes que são eleitos anualmente, o Grêmio Estudantil do Marista Santa Maria (Gesma) é responsável por promover ações culturais entre os estudantes, além de defender os anseios dos mesmos. Participando do Gesma, os estudantes têm a oportunidade de viver a liderança, de desfrutar do trabalho em grupo, além de serem porta-voz dos colegas perante o Colégio e a comunidade educativa.
Grupos de Voluntariado
Visa organizar as experiências de voluntariado, contribuindo para a formação de bons cidadãos e bons cristãos. O Voluntariado é uma forma de continuar a dar sentido à obra iniciada por Champagnat. Entende-se voluntariado como o resultado de uma ação voluntária, que se dá pela livre vontade do ser. “A atuação do voluntariado deve estar ligada à formação da consciência crítica, da sensibilização, e à luta por políticas públicas que venham a responder às necessidades dos sujeitos e comunidades que estão inseridos”. Ainda, “para que a ação voluntária não seja somente algo realizado para amenizar a dor e o sofrimento dos pobres, como paliativo, a ação que propomos deverá ser uma ação que perpasse a cultura, o modo de pensar, de ver o mundo”.
Intercâmbio Marista
O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes possibilita que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vivam experiências multiculturais e tenham contato com a Língua Inglesa no exterior. Além dos conhecimentos acadêmicos e da convivência com alunos de outras escolas, o programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo e a autonomia. Acompanhados por uma equipe de educadores dos Colégios da Rede Marista, os participantes do programa recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque até a volta ao Brasil. A hospedagem no país de destino é feita em escolas e em casas de famílias locais, com cuidado constante por parte dos monitores e educadores maristas.
Pastoral Juvenil Marista
Visa a sistematização do processo de vivência grupal. O programa é compreendido como um espaço de educação e amadurecimento na fé dos adolescente, jovens e adultos contemplando uma metodologia própria, conceito sobre as juventudes, a articulação com os grupos de Jovens municipais/paroquiais. É um programa alinhado como todo o Brasil Marista, buscando uma unidade na proposta, visando oferecer aos adolescentes e jovens a experiência de um grupo, a formação integral e o protagonismo juvenil, a partir do Carisma Marista. Entende-se o grupo como “um lugar de crescimento, amadurecimento, formação e realização pessoal e comunitária, pois cria laços de fraternidade, onde cada um é reconhecido na fé e para a integração social”. Dá-se importância de modo especial neste programa as juventudes, que sempre tiveram um lugar de destaque na história do Instituto.
Não faz parte da família marista e quer saber mais sobre o nosso Colégio? Inscreva-se no site e agende um atendimento.