Um novo espaço para explorar a magia da literatura infantil

12/08/2018
Espaço foi inaugurado no dia 10/8.

A leitura é uma prática que forma e transforma as pessoas. Desenvolver o hábito de estar sempre conectado com os livros é parte fundamental para o nosso amadurecimento emocional e construção de habilidades. “A leitura está colocada no início da instrução da criança. É, por assim dizer, a chave dos conhecimentos, visto que as outras matérias a supõem e dela se servem. Além disso, a leitura desenvolve e exercita a inteligência, enquanto, pela escolha dos textos, pode contribuir para a educação. Não é temerário julgar vantajosamente da inteligência de um jovem que lê bem, como se aquilatam os seus gostos pelas suas leituras preferidas"1.

Em sintonia com essa perspectiva, e em diálogo com nossa proposta pedagógica e institucional, que na última sexta-feira, 10/8, foi inaugurado o novo espaço infantil da Biblioteca Irmão Daniel, do Marista Santa Maria. De acordo com a bibliotecária Cristina Troller, o espaço foi pensado para valorizar a autonomia da criança, recebeu nova pintura, readequação dos livros, piso de grama sintética, além de película na parede para a escrita e a projeção. Um detalhe interessante é o revestimento dos pilares que ficam no centro do espaço, os quais podem ser desenhados pelas crianças, deixando a Biblioteca com uma decoração nova todos os dias.

Cristina destaca que outra novidade é a renovação do acervo de livros infantis, que atualmente conta com cerca de 4.000 obras. “O Colégio fez uma aquisição de livros focados para esse espaço, ou seja, literatura infantil de qualidade. Os livros que já estavam aqui, passaram por uma readequação conforme o nível de leitura, além de uma avaliação para que o acervo mantenha sua atualização e qualificação", explica Cristina. Além disso, o acesso aos livros é outro diferencial desse novo espaço da Biblioteca. “A literatura infantil está disposta em carrinhos na altura das crianças, assim eles escolhem de acordo com o que eles gostariam de ler proporcionando autonomia e liberdade aos nossos leitores".

O diretor, Carlos Henrique Sardi, destaca que o projeto de reestruturação desse espaço, está sendo planejado desde o início do ano, em uma busca constante pela inovação dos espaços do Colégio, para que os mesmos dialoguem com as propostas pedagógicas e com o universo infantil e juvenil. “Buscamos organizar um espaço que proporcione melhor acolhimento para nossos estudantes, proporcione o prazer e a motivação pela leitura, pela pesquisa, pelo conhecimento", afirma Carlos.

O novo espaço infantil da Biblioteca dialoga com outros projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pelo Marista Santa Maria. Entre eles, está o Contador de Histórias que envolve educadores, estudantes e famílias com o intuito de promover o gosto pela leitura. Nessa proposta, os livros são levados para casa, para que nos retornos à sala de aula, sejam interpretados com protagonismo de cada estudante. Outras atividades como A hora do conto e Autor Presente, complementam esse trabalho, criando espaços de troca e aprendizagem. Afinal, como afirma Rubem Alves, “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar".

1Fonte: Texto extraído do Guia das escolas para uso nas casas dos irmãos maristas (1853).