Atualizada em 19 de fevereiro de 2021
Estamos em contagem regressiva para a nossa volta às aulas 2021. Em breve, estaremos retomando nossas atividades letivas aqui no Colégio, nas modalidades presencial, presencial híbrido/bimodal e através das atividades domiciliares/online, de acordo com cada nível de ensino e opção da família, seguindo os protocolos de segurança sanitária construídos a partir do suporte técnico do Serviço de Infectologia do Hospital São Lucas da PUC/RS e recomendados pelos órgãos de saúde para prevenção da Covid-19.
Para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e Ensino Médio (1º ao 3º ano), as aulas iniciam na terça-feira, 23/2. Para a Educação Infantil (Nível 1, 2 e 3), as aulas começam no dia 25/2, quinta-feira. Importante lembrar que no caso da Educação Infantil, as famílias devem agendar nos dias 17 e 18 de fevereiro, através do telefone (55)3220-6300 a entrevista individual com a educadora, que vai ocorrer nos dias 23 e 24/2, conforme horário agendado. No dia da entrevista, a família deve trazer o material escolar que ficará na escola, de acordo com a orientação da lista de material escolar 2021.
Entenda como será o início do ano letivo
Temos como premissa atuar sempre em consonância com as determinações do poder público. Dessa forma, a partir do Decreto Estadual 55.759, que retirou o limite de estudantes por sala e estabeleceu como critério a distância de 1,5 metros, o Colégio readequou sua proposta de retorno. Assim, foi ampliada a modalidade 100% presencial para um número maior de turmas, nas quais o tamanho da sala permita, tendo em vista o número de estudantes e o distanciamento de 1,5m. O revezamento semanal entre estudantes foi mantido apenas para os grupos nos quais a confirmação de presença foi maior que a capacidade das salas, ou seja, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.
A alteração foi possível em virtude da reorganização dos espaços pedagógicos para uma maior capacidade de estudantes, respeitando o distanciamento de 1,5 metros entre as classes, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde para prevenção ao contágio da Covid-19.
Salientamos que o retorno nesse formato foi organizado a partir dos dados levantados na pesquisa enviada às famílias no período de 1º a 10 de fevereiro e que, neste primeiro momento, somente os estudantes que foram autorizados nas respostas iniciais participarão da composição presencial. As manifestações posteriores ao prazo determinado na pesquisa serão avaliadas pelas coordenações pedagógicas e o retorno será dado diretamente para cada família.
Os estudantes que optaram pelas atividades online terão acesso aos conteúdos conforme já organizado pelas equipes e dentro do que rege a legislação vigente. Os demais protocolos, encaminhados às famílias através do Guia de Protocolos para as Atividades Presenciais, permanecem inalterados e serão revisados continuamente no decorrer do ano letivo.
Informações sobre as turmas e o detalhamento dos grupos de revezamento do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, (turmas que não terão retorno 100% presencial) serão divulgadas na próxima segunda-feira, dia 22/2, através do Portal ou do App Marista Virtual.
Também na segunda-feira, dia 22/2, as orientações e links para as aulas online e atividades domiciliares serão divulgadas via e-mail para as famílias.
Qualquer alteração em tais orientações e regulamentação dos órgãos de saúde para a volta às aulas 2021 será prioritariamente encaminhada às famílias, para organização neste início do ano letivo.
Webinar I Volta às aulas 2021
Para detalhar tais informações sobre o início do ano letivo no Colégio e esclarecer dúvidas da comunidade educativa, vamos realizar na sexta-feira, 19/2, às 19h, uma Webinar com a Direção. O evento online ocorre através da plataforma Teams. Para participar, acesse aqui.
Outras informações importantes para a volta às aulas
• Listas de material escolar
As listas de material escolar completas, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, podem ser conferidas aqui.
• Uniforme
O uso do uniforme escolar completo é obrigatório para todos os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Para os estudantes do Ensino Médio, é obrigatório o uso da parte superior do uniforme (camiseta, moletom ou casaco). As peças devem ser usadas em todas as dependências do Colégio, em atividades de qualquer turno. Além do fornecedor localizado nas dependências do Colégio, a venda de uniformes é feita também pela loja A & A Confecções.
Veja os contatos:
Renato Oliveira Ribeiro (loja do pátio interno do Colégio)
Horários de atendimento: 9h às 12h e das 13h às 18h
Telefones: (55) 3221-1693 ou (55) 99903 9062
A & A Confecções
Rua Floriano Peixoto, 1839 - Centro, Santa Maria – RS I Telefone: (55) 3029-0189
• Cantina escolar
A Cantina funcionará no mesmo horário do Colégio, exclusivamente para estudantes e educadores e somente para lanches.
Estamos preparando o nosso Colégio com muito carinho, cuidado, responsabilidade e surpresas para nossos estudantes.
Juntos, seguimos em família para construirmos um 2021 incrível!