Navegar para Cima

Projetos

Forma + ação

​​​​A partir do que prevê o Projeto Educativo e as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista se faz necessário trabalhar o ofício da docência em torno de aprendizagens significativas e inovadoras a fim de desenvolver na equipe docente competências, habilidades, valores e atitudes profissionais para este contexto histórico. É possível afirmar que o Colégio tem o poder de reconfigurar a dimensão do conhecimento, da formação humana e valorativa das pessoas pela qualidade do serviço que oferece, (re)criando, no seu contexto, a reestruturação de aprendizagens. Para que a verdadeira ressignificação aconteça, faz-se necessário alguns movimentos internos, principalmente, quanto ao estilo de liderar as aprendizagens de quem nela atua.​

Nesse sentido, é responsabilidade do Colégio, a partir dos serviços de apoio, liderar esse contexto desafiador, comprometendo-se e comprometendo o educador e equipe de coordenações a capacitar-se, encorajar-se, a inovar-se, a perceber-se como parte de um todo, a ser um eterno aprendiz, oportunizando o crescimento pessoal e profissional em busca por melhores resultados qualitativos e quantitativos vislumbrados pela Instituição. Por isso, desejamos mobilizar os educadores a gerir mudanças, acreditando nas possibilidades das suas ressignificações, fazendo as reconstruções pedagógicas necessárias para responder às exigências que a sociedade contemporânea nos traz. 

Acreditamos que é preciso envolver todos os seus educadores fortalecendo a consciência de que é possível desenvolver e fortalecer as competências individuais e coletivas através das nossas ações em sala de aula. Para tanto, a atenção pedagógica será fazer do Colégio um espaço para ressignificar concepções e paradigmas educacionais, metodologias, avaliação da aprendizagem, posicionamentos da Rede e estratégias pedagógicas que oportunizem aprendizados eficientes e eficazes. 

​É com esse intuito, que desde o ano de 2018, adotamos o conceito de “forma+ação”, do latim formatio onis, ato ou efeito de formar. Esse termo dá ênfase à “formação durante a ação” no processo contínuo da atividade docente e embasa as intencionalidades pedagógicas do projeto de Forma+ação Continuada.

As ações projeto envolvem os educadores através de encontros semanais, seminários de planejamento do ano letivo, jornadas pedagógicas, cursos presenciais e à distância, onde educadores e equipe de coordenação tem a oportunidade de discutir com seus pares, as experiências vivenciadas no cotidiano do Colégio. É neste cenário, que estes profissionais vão construindo sua identidade profissional, vão dando sentido à profissão e (re)fazendo os percursos pessoais e formativos. Temos também os momentos de leituras de documentos e literaturas orientadoras e referências para a prática docente. 

Importante salientar que também consideramos outros espaços e tempos de forma+ação continuada além do Colégio, incentivando os educadores a participarem de eventos formativos promovidos pela Rede Marista, congressos, seminários, jornadas, pois esses momentos também enriquecem e qualificam o perfil profissional do educador marista. Cabe-nos ressaltar ainda que é essencial investir na motivação dos educadores para uma forma+ação contínua. Um professor motivado se capacita sempre, o que irá contribuir, positivamente, na forma+ação e construção acadêmica dos estudantes, pois uma aprendizagem significativa e inovadora se faz através da interação e da busca constante de novos saberes.

As atividades envolvem os cerca de 80 educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em um processo de formação contínuo e institucionalizado (com atividades, acompanhamento das ações e avaliação das práticas no decorrer do ano letivo e não apenas em períodos específicos), interdisciplinar, valorizando a construção de saberes de forma coletiva e individual, e contemplando o desenvolvimento de competências de forma integral, uma relação intrínseca entre trajetória pessoal, profissional e percurso formativo do ser humano, na sua essência e totalidade. Além disso, a proposta inova ao envolver a comunidade de educativa como um todo, mobilizando educadores de diferentes setores (serviços de apoio) através de campos de responsabilidade. A proposta contribui nesse sentido para a inserção efetiva da importância da formação continuada, vivenciada, construída e (re)construída na prática diária dos educadores, no contexto da cultura escolar e da identidade pedagógica da Instituição.​