A leitura e a escrita fazem-se fundamentais em um mundo cada vez mais tecnológico. Os estudantes vivem rodeados de diferentes tecnologias e a escola é o espaçotempo relevante para mostrar, incentivar e aprimorar o ato da leitura e da escrita, como agente motivador da realidade, inovando as formas de ensino e aprendizagem. Para isso, é necessário envolver os alunos neste processo, tornando-os protagonistas do próprio aprendizado, desenvolvendo a criatividade e atuando em equipe, de forma colaborativa.
Nesse sentido, iniciamos, em 2017, o projeto Leitores e Escritores, que envolve os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma prática da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
A proposta é que a cada trimestre do ano, os estudantes trabalhem com um livro paradidático que seja de qualidade literária e que possua um roteiro significativo aos jovens. A partir da leitura e apropriação do mesmo, os estudantes são desafiados a produzirem poemas e ilustrações para a construção de um livro. A atividade estimula a criação dos alunos, ampliando vocabulário e desenvolvendo a expressão artística, bem como auxilia na autonomia e socialização do indivíduo frente à sociedade.
Ler não é apenas decodificar palavras e escrever não é apenas juntar letras e a escola não é apenas mais um ambiente. Ler é compreender o mundo; escrever é expor sentimentos e a escola é um espaçotempo de crescimento. Dessa forma, a proposta de inovação do Leitores e Escritores é ampliar os itinerários disciplinares e interdisciplinares desenvolvidos em diferentes espaçotempos, integrando ações de ensino e de aprendizagem.
Entre os livros já publicados, estão: Vozes Mãe Terra (2017); (Des)igualdades em versos (2018) e A poética do mundo virtual (2019).
O projeto também foi finalista do 6º Prêmio RBS de Educação.