Os jogos, quando alinhado ao planejamento, podem ser potencializadores de metodologias ativas no ensino de disciplinas curriculares e na aprendizagem de outras atividades, graças ao ambiente lúdico que se dispõe. Pensando nisso, como forma de envolver o jovem ativamente no processo de aprendizagem do componente de História, os estudantes do 7º ano EF utilizaram o jogo Minecraft para construir feudos a partir das estruturas fundiárias da Idade Média.
O trabalho interdisciplinar envolveu o componente de História e o Estúdio de Aprendizagem do Colégio, utilizando as metodologias ativas na educação no sentido de desafiar os jovens a refletirem e utilizarem a imaginação histórica para pensar um possível espaço-tempo na época medieval. O resultado dessa proposta didática interdisciplinar, que torna o estudante protagonista e construtor do conhecimento, surge a partir da gamificação, tornando o ambiente escolar mais atrativo e divertido, além de proporcionar um contato muito mais agradável e cativante com as atividades proposta na disciplina.
Entenda a importância da utilização dessa metodologia:
Desenvolve a criatividade
Para chegar a soluções diante das questões apontadas pelos professores, os estudantes precisam usar a criatividade. O Minecraft permite que sejam criados desde pequenos objetos até construções gigantescas. Vai depender, então, daquilo que for repassado pelos professores aos estudantes. Toda a criação é possível no ambiente virtual do game.
Coloca o trabalho em equipe em prática
O Minecraft possibilita que todos joguem juntos em busca de soluções. Com interação, criatividade e trabalho em equipe, os estudantes aprendem, planejam e colocam em prática os ensinamentos.
Proporciona conhecimento em diversas áreas
Geometria, Matemática, História, Geografia, entre outros componentes, pode ser trabalhado pelos professores em sala de aula utilizando o Minecraft como ferramenta. Os blocos cúbicos do jogo permitem a criação de qualquer ambiente, só é preciso utilizar a imaginação e colocar em prática no game.