Através da proposta na Avaliação Formativa de Matemática, sobre as Transformações geométricas e os conceitos de translação, nossos estudantes do 7º ano desenvolveram diversos trabalhos que representassem essa temática.
Desde as civilizações antigas, diversos artistas e filósofos buscam, na Matemática, explicações para compreender a beleza e a disposição de imagens. Nosso objeto de estudo foram as Transformações Geométricas e os conceitos de Translação: Rotação e Reflexão, partindo da análise de quadros que tomam como base o trabalho do artista gráfico Maurits Cornelis Escher, famoso por seus trabalhos com ilusão de óptica, tais como: tecidos geométricos utilizados em roupas, almofadas, mandalas e imagens formadas em espelhos e fotografias. Após a apropriação deste conhecimento, os estudantes elaboraram mapas mentais que ajudaram a desenvolver um olhar atento aos objetos que os rodeiam, percebendo a presença do conhecimento matemática em seu cotidiano.
Um destes trabalho, foi da nossa aluna Valentina que criou um porta copos com a representação geométrica em tecido.