Clique em uma das opções abaixo para acessar as informações desejadas
MENU
BUSCA
FECHAR
NAVEGAÇÃO
TEMA
DATA:
Matemática
“Eu e o consumo, em busca de uma relação consciente e sustentável."
Apresentação e Reflexão sobre a Pesquisa em sala de aula. Avaliação por Área-2,0.
Combinar com a professora
Linguagem
Fake News
Produzir um vídeo colocando suas experiências vivenciadas e presenciadas sobre FAKE NEWS.
25/11
Ciências da natureza
Doenças dos órgãos ou sistemas do corpo humano.
Produção de maquete ou esboço do órgão (ou sistema) escolhido e acometido pela doença relacionada a ele.
26/11
Ciências humanas
Redes humanas: a co-dependência e a arte de conviver.
Produção de maquetes de forma individual de maneira sustentável.
01/12
Consumo digital
Encontro online com influenciadores digitais da Comunidade com o tema: “O impacto da Pandemia no Consumo Digital."
Reflexões sobre Consumo Digital Responsável e Sustentável no momento Atual.
Combinar com a professora
Muito além da Fake News.
Elaboração de um vídeo sobre os impactos das FAKE NEWS NA SOCIEDADE E NA COMUNIDADE ESCOLAR.
Degradação ambiental dos biomas brasileiros.
Maquete.
Identidade religiosa e/ou sagrada.
Produção de maquetes de templos sagrados.
30/11
Sequências matemáticas
Apresentação dos slides com sequências, Construção do Jogo torre de Hanói. Vídeo com a sequência da confecção de um bolo de chocolate.
29/11
Os estudantes realizarão vídeos curtos sobre o tema relatando suas narrativas pessoais ou alguma situação de Fake News.
A existência de métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
Produzir uma apresentação em modelo de Power point para expor os resultados da pesquisa, apresentando todos conteúdos solicitados de forma clara e objetiva. Os conteúdos solicitados fazem parte do Módulo 3 do livro de Ciências trabalhado em sala de aula, os assuntos específicos estão relacionados com a Reprodução humana, como Gestação e nascimento, contracepção e prevenção, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e sexualidade.
Globalização e a sociedade de consumo.
Confecção de algum produto tendo como referência o conceito de Upcycling. Este produto deverá ser apresentado em uma feira promovida pelos alunos.
1/12
TEMA:
Empreendedorismo e projeto de vida.
Apresentação dos vídeos com entrevistas de pessoas empreendedoras na nossa cidade.
Realização de vídeos curtos sobre o tema de Fake News.
Identificando a evolução da espécie humana.
Os grupos deverão produzir uma apresentação em modelo de lapbook para expor a evolução da espécie humana, com os principais clados e propor um esquema gráfico ou desenho que represente de forma mais fiel possível a arvore filogenética da espécie humana, trazer para discussão com a turma como as mutações em indivíduo são transmitidas de uma geração para outra.
Os grupos irão confeccionar algum produto tendo como referência o conceito de Upcycling. Este produto deverá ser apresentado em uma feira promovida pelos alunos.
“Como medir alturas de forma indireta?"
Fazer a medição da altura de sua casa, prédio, monumento... utilizando um teodolito caseiro e conhecimento de trigonometria.
Ética: como atitudes antiéticas na sociedade refletem na escola e são incorporadas e aceitas pelos alunos no seu cotidiano.
Língua portuguesa: Usando algum app de fazer vídeos (Ex. TikTok, Lomotif, imovie ou outro de tua preferência.)
Fazer um vídeo com entrevistas, depoimentos e teatro sobre a ética escolar.
Ciências da Natureza
Fontes e formas de energia
Produção de lapbooks, representando as transformações energéticas e tipos de energia (Física), as características dos elementos, substânciase misturas (química) e as relações com o meio ambiente e impacto ambiental dessas fontes de energia. Nos Lapbooks devem constar a origemda fonte de energia (vento, água, vegetal, nuclear etc.) e a forma de conversão e utilização da energia proveniente dessas fontes.
Viver e conviver na Idade Média.
Apresentação de Feira Medieval: encenação, produção de vestimentas e materiais utilizados pelo ser humano na Idade Média.
01/12
A importância dos conhecimentos dos sólidos geométricos em construções e monumentos.
Fazer a construção de prismas e pirâmides observando seus elementos e compreendendo a importância desse conhecimento para o cálculo de áreas e volumes.
A ética escolar, criticidade em relação ao plágio de trabalhos e textos.
Construir um vídeo com música, frases, palavras. Descrevendo as atividades que percebemos como antiéticas na sociedade e na escola, sendo essa um braço da SOCIEDADE?
25/11
Movimento.
Apresentação das aulas planejadas e desenvolvidas por cada grupo expondo sua visão sobre ciências da natureza.
Liberdades
Manifesto/ Folder digital - Power point (5 slides – o último é um folder) falando sobre um tipo de liberdade, explicando o porquê não querem que aconteça mais. Cada grupo fará um tipo de liberdade diferente dos outros (grupos de 5 estudantes), gravado em vídeo em torno de 3 a 4 minutos.
“A importância da pesquisa, organização análise de dados para planejar o futuro".
Fazer a relação do que é de suma importância ter em uma casa caso fosse morar sozinho.
· Fazer o levantamento de preços de alguns desses utensílios e expor e apresentar os dados em gráficos e tabelas para os colegas.
29/11/
Realizar um vídeo sobre o tema utilizando algum app de fazer vídeos (Ex. TikTok, Lomotif, imovie ou outro de tua preferência.)
Como assim, ciências da natureza?
A culminância deste trabalho dar-se-á em forma de atividade em equipe de forma que a professor(a) possa avaliá-las(os) e acompanhar o processo construído pelas(os) estudantes ao observar, identificar, analisar as apresentações no formato de simpósio comprovando que muitas vezes conceitos intuitivos coexistem com conceitos científicos aprendidos na escola. Nesse caso o ensino não provocou uma mudança conceitual, mas, desde que a aprendizagem tenha sido significativa, o aluno adquiriu um novo conceito ganhando assim consciência da existência de diferentes fontes de explicação para as coisas da natureza e do mundo.
Ciências e sociedade: a permanência das mudanças
Produção de uma apresentação de 5 minutos sobre o tema: descobertas científicas e/ou movimentos sociais/políticos que promoveram uma mudança na visão de mundo.
01/12