Navegar para Cima

Notícias

Plataforma digital colabora no ensino de matemática

06/05/2021
Inovação
Com atividades interativas e possibilidade de acompanhamento de estudantes, Matific contribui para o desenvolvimento de habilidades matemáticas.

Matemática é essencial na vida dos estudantes, afinal ela contribui para o raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e está presente em outras áreas do conhecimento. Compreendendo a importância da disciplina e buscando formas interativas e tecnológicas para as aulas, utilizamos a plataforma Matific, uma ferramenta com atividades diferenciadas que permite o acompanhamento do progresso de cada estudante.

Por meio de atividades baseadas em exemplos reais e centrada no estudante, a plataforma possibilita maior interação e compreensão de conceitos. O ambiente virtual permite o aprendizado através de tentativas, alcançando, dessa forma, aprendizagens no seu tempo. Assim, representa uma maneira de realizar atividades desafiadoras e interessantes e participar de competições saudáveis com os seus colegas. A Matific pode ser utilizada em diferentes dispositivos (computador, tablet, smartphone, notebook, etc) através do login previamente disponibilizado pela equipe de tecnologias.

No Marista Santo Ângelo, a ferramenta atende estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Para os educadores, a Matific complementa o ensino com atividades diversas, proporciona conexão entre conceitos novos com habilidades já aprendidas e, principalmente, uma visão do progresso de cada estudante. Durante o período de pandemia, o seu uso foi ampliado, oportunizando aos professores acrescentar as tarefas da Matific em seus planejamentos, garantindo, assim, a intencionalidade pedagógica e o desenvolvimento de competências de Matemática.

Olimpíadas Matific

Para ampliar os conhecimentos, nos dias 29 e 30 de abril, nossos estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental participaram das Olimpíadas Matific, uma competição online e divertida, cujos certificados serão disponibilizados em breve pelo Colégio. De acordo com a professora de Matemática das turmas 61 e 62, Luciane Aranalde de Carvalho, “o desempenho dos estudantes foi maravilhoso, fiquei muito satisfeita com a participação e o interesse de cada um".

Essa foi mais uma oportunidade de trabalhar o raciocínio, a fluência matemática, a resolução de problemas, bem como a compreensão e a interpretação de dados. Além disso, para a professora Luciane, tanto as atividades apresentadas nas Olimpíadas quanto os outros recursos da plataforma estimulam técnicas de memorização, atenção e espírito de grupo. “A proposta da Matific é baseada no aprendizado da matemática de forma lúdica, que estimula os estudantes à adesão, de maneira colaborativa e motivacional, no aprendizado da disciplina. Assim, ajuda a superar o conceito de que a matemática é difícil", comenta.