Navegar para Cima

Notícias

Profissão Policial desperta a curiosidade das crianças e vira tema de projeto

13/05/2019
Projetos
Turma Nível 1B da Educação Infantil participou de um bate-papo com policiais militares.

As crianças do Nível 1B da Educação Infantil ​receberam para um bate-papo as soldados da Brigada Militar de Santo Ângelo, Daiane Carnelutti e Adriani Machado dos Santos. Elas esclareceram dúvidas da turma sobre a sirene da viatura, o uso de colete e outros assessórios, os cães policiais e sobre como se tornar um policial.

IMG_20190507_141511576.jpg

IMG_20190507_143033773.jpg

O momento fez parte do projeto Sou Policial, que envolve as diferentes áreas do conhecimento e espaços do Colégio, como laboratórios de Tecnologias e Matemática, Ateliê, Biblioteca e aulas especializadas de Educação Musical, Educação Física e Língua Inglesa, além de estarem previstas saídas de estudos. Já na sala de aula do Nível 1B, há um espaço destinado às informações com recortes de revistas, imagens, fardas, entre outros. 

Assim, são proporcionadas às crianças a investigação, a criação, a pesquisa, a interação e o levantamento de hipóteses relacionadas ao tema de seu interesse. Pesquisas na internet, filmes infantis educativos e jogos são algumas das situações de aprendizagens vivenciadas. “A turma participa de momentos interessantes e prazerosos, por meio de atividades que respeitam a faixa etária, o conhecimento prévio e a curiosidade de cada um”, destaca a educadora Juliana Dilkin.

Como surgiu o projeto 

Todas as segundas-feiras ocorre o Dia do Brinquedo, em que as crianças da Educação Infantil trazem para o Colégio seus próprios brinquedos e compartilham com os colegas momentos de diversão, descobertas e aprendizagens. A partir dessas brincadeiras, surgiu o interesse da turma Nível 1B em desenvolver um projeto sobre policiais, profissionais que despertam a curiosidade e o imaginário do grupo, sendo muitas vezes o tema do faz de conta.

Projetos interdisciplinares

Os projetos desenvolvidos no Colégio possibilitam o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade, bem como momentos de planejamento, de cooperação, de sociabilidade e de avaliação, onde o estudante pode construir sua aprendizagem e criar de forma interdisciplinar. Também possibilitam ao estudante, por meio da investigação, aprender a estudar, a pesquisar, a procurar informações, a duvidar e a argumentar, a partir de temas e/ou situações-problema do contexto, aprendendo de forma significativa.

De acordo com as Diretrizes da Educação Infantil Marista, documento norteador de todas as práticas desenvolvidas pelo Colégio neste nível de ensino, os projetos abrem oportunidades de aprender os diferentes conhecimentos construídos na história da humanidade de modo relacional e não linear, propiciando às crianças aprender através de múltiplas linguagens, ao mesmo tempo em que lhes proporcionam a reconstrução do que já foi aprendido.