Navegar para Cima

Sobre

Proposta Pedagógica

​​A proposta pedagógica marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, na crença de que todos podem aprender.

​​​A proposta pedagógica marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender. Dessa forma, a prática educacional do Marista Santo Antônio promove o diálogo entre as ciências, sociedades e culturas a partir de uma perspectiva cristã, permitindo aos estudantes entender as necessidades humanas e sociais contemporâneas, fazer questionamentos e pensar em formas de solucionar essas problematizações.

Principais eixos norteadores​

​Nessa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento. Isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. O estudante, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

A pedagogia marista é, enfim, a pedagogia do amor, da dedicação, da presença e do respeito. Apresenta um estilo educativo próprio, diferenciando-se pelo valor da presença, pelo espírito de família, pela simplicidade, pelo amor ao trabalho e pelo agir à maneira de Maria. O jeito marista de educar pressupõe o exercício do amor, da evangelização, da solidariedade e da constante busca por práticas criativas e significativas que atendam às exigências formativas do estudante, considerando sua realidade.

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Múltiplas linguagens

  • Relações socioafetivas

  • Psicomotricidade

  • Meio Ambiente

  • Conhecimento lógico-matemático

  • Expressão criadora

  • Espiritualidade

Anos Finais do Ensino Fundamental

  • Projetos diferenciados

  • Abordagem interdisciplinar

  • Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias

  • Formação de lideranças com foco no protagonismo juvenil

  • Eventos esportivos, culturais e artísticos locais, regionais e estaduais

  • Educação Ambiental

  • Saídas a campo

​Ensino Médio

  • Viagens de estudos e pesquisa

  • Projetos de Solidariedade e Voluntariado

  • Ambientes virtuais de aprendizagem

  • Orientação para construção de projeto de vida

  • Vivência da ética e dos valores humano-cristãos​