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Níveis de Ensino

Educação Infantil

A experiência é um dos nortes para as aprendizagens na Educação Infantil

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​AMBIENTES EDUCADORES​

​​​​As salas de aula da Educação Infantil garantem a integração entre as crianças, educadores e o ambiente escolar. Na nova configuração, as portas possuem aberturas que favorecem a incidência da luz natural e proporcionam uma visão para além da sala de aula. Além disso, as salas também contam com novos projetos de luminosidade e revestimento do piso.

A união do mobiliário com o novo espaço proporcionará, aos estudantes, brincar, aprender, ter novas descobertas e experiências. É a partir do interesse e da necessidade das crianças, que serão desenvolvidos diferentes projetos que visam incentivar a investigação de conceitos por meio de problematizações, debates e ideias, gerando produções coletivas e individuais. São estas pesquisas e produções que transformarão o ambiente da sala de aula a cada novo projeto.​

BRINCAR É A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA 

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​n​​am com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ã​o realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​

DIFERENCIAIS 

Acolhida e Adaptação
No início do ano, as turmas participam de atividades de integração e adaptação. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e repleto de estímulos. Assim, facilitamos a formação de vínculos entre estudantes, professores e famílias, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.

Incentivo à leitura
A aproximação dos estudantes com a Literatura inicia desde cedo, com leituras em sala de aula, hora do conto e visitas semanais à Biblioteca. Além disso, os projetos Literário Cultural e Ciranda de Histórias buscam ampliar o repertório literário, aperfeiçoando a compreensão das crianças pela leitura de diferentes obras e autores.​

Educação Musical
A música é trabalhada nesse nível como um meio para desenvolver a expressão, o ritmo e a percepção sobre os diferentes sons. A Educação Musical também constitui um importante instrumento de integração social e contribui igualmente para a socialização, a autoestima e o autoconhecimento da criança.

Projetos Pedagógicos
A partir dos interesses e das necessidades das crianças, são desenvolvidos diferentes projetos que visam incentivar a investigação de conceitos por meio de problematizações, debates e ideias, gerando produções coletivas e individuais. Do mesmo modo, o ambiente da sala de aula se transforma, acompanhando a temática das pesquisas.​