MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO
Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.
Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.
Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.
DIFERENCIAIS
Manter o futuro em movimento
Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de realização pessoal e profissional.
Foco no ENEM e Vestibular
A carga horária ampliada no Ensino Médio visa à preparação para os vestibulares e o Enem. Ao longo do ano letivo, são realizados simulados com questões objetivas e redação, entre outras atividades preparatórias. A produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical também são permanentemente exercitadas, incluindo atendimentos individuais.
Formação de Lideranças
O Grêmio Estudantil, a Pastoral Juvenil Marista (PJM), o Conselho de Líderes Maristas (Clima) e o Voluntariado representam espaços de aprendizagem, cidadania, convivência e formação de lideranças. As atividades desenvolvidas promovem o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade, para que os jovens sejam agentes de transformação social.
Iniciação Científica
O estímulo à pesquisa começa na sala de aula e busca desenvolver habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes são desafiados à investigação, à experimentação e à troca de saberes, a partir de projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento, e incentivados a participar da Mostra Marista de Iniciação Científica. Além disso, são estimulados a participar de olimpíadas científicas reconhecidas nacionalmente.
Orientação Profissional
Por meio de visitas a universidades, bem como de orientações com profissionais de diferentes áreas de atuação, os estudantes têm a oportunidade de preparar o seu futuro. Assim, a orientação profissional proporciona momentos de formação, que estimulam a reflexão sobre a escolha da carreira.
Novo Ensino Médio
A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.
Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.
Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados 4 Percursos Investigativos: Ciências da saúde e da vida, Cultura digital, Educação financeira e Processos criativos em múltiplas linguagens.
Conheça os Percursos Investigativos:
Ciências da saúde e da vida
A linha formativa de Ciências da Saúde e da Vida abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.
Cultura Digital
Esta linha formativa aborda a relação entre a humanidade e as tecnologias digitais, discutindo e problematizando a construção de uma nova cultura (cibercultura) por meio de diferentes linguagens, múltiplas interações e uma experiência de imersão. Conceitos como comunicação, identidade, dados, informação, privacidade, design, culturas e espaços serão desenvolvidos na elaboração de projetos e prototipações criativas e inovadoras.
Educação Financeira
A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, a linha formativa de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.
Processos criativos em múltiplas linguagens
Nesta linha formativa, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade, e/ou em que estão inseridos.
O processo de escolha terá duas possibilidades: para os estudantes ingressos em 2022, será disponibilizado um link para a escolha do Itinerário no momento da matrícula, já para quem está há mais tempo no Colégio, será via Portal e App Marista Virtual, junto da rematrícula.