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Ampliando os horizontes

27/07/2020
Educação
As aulas temáticas de espanhol foram readaptadas para o momento buscando o interesse e o protagonismo dos nossos estudantes

No período da vida escolar dos anos finais do ensino fundamental, que compreende do 6º ao 9º ano, as aprendizagens e metodologias implementadas buscam despertar o interesse do estudante, alinhadas com práticas que incentivam o seu protagonismo, visando a aprofundar os seus conhecimentos nos componentes curriculares, que auxiliam na sua formação. 

Neste período atual, com as atividades domiciliares e os encontros virtuais, algumas atividades que já faziam parte da nossa rotina, foram readaptadas para o momento. Nossa professora de espanhol dos Anos Finais e Ensino Médio, Fernanda Funchal, encontrou uma maneira alternativa para ensinar a língua estrangeira aos nossos estudantes. 

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A aula temática do 7º ano do Ensino Fundamental aconteceu por conta de um capítulo dentro do livro didático dos estudantes, que traz como sugestão o assunto alimentação. A partir disso, a professora propôs que preparassem na atividade um prato típico e que fosse conversado sobre os aspectos culturais da região de origem. O escolhido, foi então, a guacamole, do México. “A aula envolveu aspectos de vocabulário em espanhol através do estudo da receita, ingredientes e utensílios que utilizamos, além de cultura e sociedade porque conversamos sobre a origem da guacamole e sobre como ela carrega aspectos da cultura milenar dos povos pré-hispânicos que viviam no território hoje conhecido como México”, descreve a professora. Alguns estudantes também participaram da atividade de suas casas, e prepararam a receita juntamente com a professora. 

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Para complementar o momento, Fernanda se caracterizou com vestimentas típicas da cultura mexicana comumente utilizadas no dia 2 de novembro, o “día de los muertos”. A turma conversou sobre a prática da pintura no rosto como Catrina e Catrín (caveiras mexicanas), personagens que representam um movimento cultural mexicano de força e resistência, além de simbolizarem o sincretismo religioso indígena e católico. “Falamos também sobre a dimensão e a importância desse movimento sociocultural mexicano, já que a comemoração foi considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, cita. 

Com o 9º ano do Ensino Fundamental, a atividade foi uma música, com o objetivo de ampliar o repertório musical em língua espanhola. Cada estudante escolhia uma música e inseria numa plataforma, semelhante a um set de dj, e nós escutávamos enquanto fazíamos o trabalho. “Aproveitamos o momento de estarmos online com os estudantes e utilizamos o Microsoft Teams para a nossa reunião e, logo após, migramos para outro site onde estava a plataforma em que cada estudante inseria a sua música”, descreve. 

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Desse modo, escutando a música, cada estudante realizou a sua atividade avaliada com a música escolhida analisando aspectos de linguagem na letra como a presença de heterotônicos, heterogenéricos e heterosemânticos. A música escolhida pela professora Fernanda foi “Champagnat”, da banda Kairoi. 

No geral, Fernanda conta que propõe as atividades para que os estudantes possam refletir sobre o que está por trás dos elementos da nossa vida, e que carregam histórias e vivências de outras pessoas e, que em relação a isso, a culinária e a música são alguns exemplos.