Navegar para Cima

Notícias

Bíblia: palavras de paz que iluminam nosso agir

11/09/2020
Espiritualidade
Em setembro, a igreja católica celebra o mês da Bíblia


​A Bíblia, Sagrada Escritura ou Palavra de Deus, é como uma carta enviada, que hoje atualizamos com o cultivo da fé no cotidiano de nossas vidas. Nela, encontramos a inspiração para viver o amor e a ternura ao nosso semelhante como expressão de amor a Deus, para realizar o serviço gratuito aos mais necessitados, para cultivar o cuidado com todos os seres da criação. 

Na Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, vemos o quanto ela pode ser importante para a preparação individual de cada pessoa: “toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o/a homem/mulher de Deus seja perfeito/a, preparado/a para toda boa obra” (2 Timóteo 3, 16-17).

Dessa forma, a Bíblia deixa de ser um livro apenas com leis ou doutrinas devocionais. Ela nos inspira a caminhar, sempre imbuídos pelo desejo de construir uma sociedade justa, fraterna e solidária. Para que ela cumpra essa finalidade, é preciso que a tomemos com confiança e seriedade, em uma leitura atenta e contextualizada. Busquemos na Palavra de Deus essa motivação para vivermos o amor pleno neste tempo desafiador.

São Marcelino Champagnat dizia aos primeiros Irmãos: “Falem muito de Deus aos alunos. Não deixe de falar Dele em nenhum de seus encontros. Lembre-os que nosso desígnio consiste em conhecer a Deus e o Filho que Ele nos mandou”.

Para materializar esse desejo de Champagnat, durante o mês de setembro a Pastoral do Marista São Luís, visitará as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais, para falar um pouco mais sobre essa linda história de amor contida na Bíblia. A cada semana, os estudantes além de ouvirem diferentes histórias bíblicas, aprenderão sobre os valores que Marcelino Champagnat sonhava em transmitir a todas as dioceses do mundo.  

Sobre a data 

Celebrar o mês da bíblia em setembro é uma prática incentivada pela igreja católica desde 1971, em decorrência do Dia Nacional da Bíblia e da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos bíblicos.