Navegar para Cima

Notícias

Como o cultivo da espiritualidade contribui para a formação integral

30/03/2022
Espiritualidade
Prática está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos valores humanos 

​No cerne da educação marista, ensinada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais, está a formação integral. Preparamos os estudantes e educandos para serem cidadãos exemplares, pautados pela ética, empatia e consciência e para que tenham protagonismo sobre o seu próprio conhecimento. Esse desenvolvimento baliza nossa abordagem pedagógica e remete a um itinerário que integra as diversas dimensões que constituem o indivíduo. 

Dentro dessa perspectiva, está o cultivo da espiritualidade em nossos espaços de missão. “Na concepção marista, não existe uma vida integral que não considere a dimensão da espiritualidade”, pontua o supervisor de pastoral das Unidades Sociais, Luís Carlos Dalla Rosa. 

A espiritualidade é um dos nossos valores institucionais. Mariana e apostólica, ela é a força que dá sentido às nossas vidas e nos inspira a enxergar o mundo com esperança. O cultivo, por sua vez, visa não apenas fortalecer a dimensão de sagrado, objetiva o fortalecimento de um projeto de vida. “Nossa espiritualidade marista está vinculada à antropologia cristã, mas o seu cultivo precisa acolher outras perspectivas”, reflete o supervisor de pastoral dos Colégios, Luiz Carlos Selbach.  O indivíduo volta o olhar para dentro, no horizonte de existência, relacionando o passado, o presente, as convicções, as decisões e os posicionamentos éticos e morais, na busca por orientações em termos de futuro. 

No Colégio Marista São Luís, o cultivo da espiritualidade se dá por meio de atividades realizadas continuamente com os estudantes em sala de aula e na capela. Do 7º ano EF ao 3º ano do Ensino Médio, os estudantes podem participar da Pastoral Juvenil Marista (PJM), espaço para a formação de lideranças por meio da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. 

No dia 11 de março, foi realizado o evento Despertando, da PJM, no Parque Marista São Luís. Cerca de 80 estudantes participaram do encontro, que foi organizado pelas animadoras da Pastoral.  

Para a animadora da PJM Eduarda Kampf, que já participa do grupo cinco anos, o Despertando foi pensado e organizado com muito carinho, visando alcançar a atenção do maior número de jovens possível. “O encontro foi repleto de emoções, tivemos diversas atividades que geraram conexão entre os jovens, que são incentivados a serem protagonistas na construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Com certeza, todos os momentos que passei na PJM me fizeram crescer e amadurecer muito e ficarão guardados no meu coração com muito carinho”, conta. 

A estudante Rafaella de Oliveira, da turma 171, relatou que houve momentos de integração e de diálogo com os estudantes de outras turmas. “Eu gostei tanto que pretendo entrar na PJM e quem saber seguir o exemplo das meninas que hoje estão no 3º ano do Ensino Médio, mas seguem atuando na Pastoral. Todas as atividades que foram ofertadas, proporcionaram momentos de integração com os colegas de outras turmas, destaco que as atividades de fala e escuta foram importantes para exercitamos a paciência e a empatia e também conhecer o outro para além da sala de aula”, ressalta.