A biblioteca do Colégio Marista São Luís conta com mais de 15 mil livros no seu acervo. São dicionários, enciclopédias, materiais didáticos, paradidáticos, de literatura e obras em francês e em espanhol, além da assinatura das mais importantes revistas semanais e mensais. Desde a remodelação da biblioteca, em 2017, uma série de projetos foi sendo inserida na rotina de estudos e de dos estudantes, sempre com o intuito de fomentar o prazer pela leitura das crianças e, consequentemente, das famílias. A biblioteca também acaba sendo inserida na sequência didática de algumas turmas. Confira abaixo os projetos de 2022:
O futuro de uma criança começa a ser desenhado no ambiente familiar, principalmente ao longo da primeira infância. Afinal, a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita começa em casa, no aconchego do lar, com a convivência da família. Os diálogos diários entre família e criança são fundamentais para a construção de habilidades como a leitura e a escrita de forma mais significativa e prazerosa.
Com o incentivo da família, os estudantes da Educação infantil familiarizam-se com as letras, os números e com os livros, desenvolvendo mais rápido essa competência para o sucesso escolar. Literacia familiar é se envolver na educação dos filhos, apreciando momentos especiais de afeto, carinho e diversão em família, brincando com as palavras. Os estudantes recebem uma sacolinha de pano que além dos momentos leitura, pode ser customizada junto com a família.
O Amigo da Leitura é uma mochila de pano que percorre os lares das famílias dos estudantes do 1º ano do EF, com o intuito de fazer parte deste momento de criatividade e de descobertas em relação às letras, palavras, sequência de ideias e encantamento pelo mundo da imaginação. Nesta fase da alfabetização, é de extrema importância o incentivo à leitura, pois esse hábito se forma na família e se concretiza no ambiente escolar.
Cada estudante leva, na mochila, para casa, dois livros após os momentos do exercício e das interpretações da leitura em família. Esse material é compartilhado em sala de aula com os colegas.
A leitura é fundamental em qualquer idade, tempo e situação. O projeto é voltado aos estudantes do 2º ano do EF. Nesta fase de alfabetização, é necessária a prática diária da leitura, como uma maneira de melhorar a compreensão do texto lido.
Ler não significa apenas decodificar as letras, mas sim dar significado e sentido a elas. Uma leitura só é de qualidade quando ler se torna um hábito prazeroso e algo que permita que o leitor vá além e exercite a imaginação e a criatividade. Para ajudar nessa missão, os estudantes recebem um veículo que transporta dois livros da nossa biblioteca. A Carretinha da Leitura percorre os lares para que haja a descoberta do prazer da leitura familiar.
Por meio do projeto de leitura, os estudantes do 3º ano EF irão percebendo que ler auxilia na hora de criar, imaginar, sonhar, viajar e ampliar o repertório cultural. Assim, faz-se necessário que o professor prepare o ambiente para o estudante, conquistando esse processo aos poucos. Isso se dá proporcionando espaços de leitura na sala e na escola, bem como permitindo o contato direto da família com materiais de leitura por meio da biblioteca itinerante, denominada Maleta da Leitura. A Maleta irá até a família do estudante com o objetivo de desenvolver o comportamento leitor e escritor de toda a comunidade escolar. Dentro da maleta, contém doislivros para o estudante e dois livros para a família.
Fuxico, fuxicar, compartilhar. Fuxico é o nome dado a um tipo de artesanato feito com tecido, agulha e linha. No Brasil, recebeu esse nome porque a técnica era feita por grupos de mulheres que se reuniam nas horas vagas para confeccionar, com sobras de tecido, toalhas, tapetes e o que mais a imaginação permitisse. Os estudantes do 4º ano do EF são convidados a confeccionar ufuxico para cada leitura realizada da sacolinha, para contemplar os trabalhos de leitura realizados durante o ano em diferentes momentos e fuxicar sobre os materiais lidos. Ao final do projeto, a sacolinha estará colorida.
A ideia surgiu após observar a grande quantidade de bons títulos de livros não retirados, pois os estudantes do 6º e 7º anos do EF tendem a retirar sempre o mesmo gênero literário. Considerando a leitura como uma das principais ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e que ela é fundamental para a vida, esse projeto justifica-se por desenvolver o comportamento leitor e crítico de nossos estudantes. Incentivá-los a buscarem obras diferentes do que costumam ler habitualmente, mostrar a eles como são grandes e variadas as opções de leituras que existem, principalmente dentro da nossa biblioteca e, com isso, estender também o hábito da leitura no ambiente familiar.
A escolha da leitura é feita pela bibliotecária e é pensada de forma particular para cada estudante. Por isso, são organizados momentos especiais para essa entrega. Os livros são embrulhados para presente, com nome e um recado especial para cada aluno.
Aconteceu na última semana:
O espaço da biblioteca infantil foi ressignificado, tornando-se um céu estrelado recheado de histórias e de imaginação. A atividade dos estudantes, da Educação Infantil ao 5º ano EF, era partilhar na roda de conversa, sob a luz da lua e das estrelas, um pouco da história que leram em casa, mas claro, sem revelar o final. Momentos como esse, de fala e de escuta, são de extrema importância para o desenvolvimento da criança, em que a imaginação, o gosto pela leitura, a capacidade cognitiva e a inteligência emocional são desenvolvidas.
“O estudante que lê se desenvolve melhor, passa a ter um vocabulário mais enriquecido, possui maior habilidade de interpretação, visão crítica, reflexão sobre as coisas, poder de argumentação e, com isso, amplia suas capacidades cognitivas para a compreensão e organização de suas ideias”, reflete a assistente de biblioteca Julia Martini. “Ler estimula a criatividade, desenvolve a imaginação, exercita a memória, entre outros muitos benefícios. Todos deveriam tirar alguns minutos do seu dia para fazerem uma leitura. Que tal começar agora?”, incentiva.
Confira o vídeo que foi produzido: