Para celebrar o oito de março, Dia Internacional da Mulher, na sexta, dia seis, os professores do Ensino Médio promoveram uma sessão de cinema, com debate, sobre o filme “O Sorriso de Monalisa", que conta a história de uma professora inovadora, com ideias à frente do seu tempo, e que é contratada para lecionar em uma renomada e tradicional escola nos Estados Unidos. Esse convívio leva a diversas reflexões, mostrando o protagonismo feminino.
Na segunda, dia nove de março, as atividades tiveram continuidade com o Café Cultural, onde cada turma do Ensino Médio organizou seu café coletivo dentro de cada sala de aula. Depois, todos se dirigiram para o Auditório para uma Roda de Conversa que tinha como tema “O Protagonismo feminino ao longo da história", e contou com a participação da procuradora da República e procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Dra. Susete Bragagnolo; da Lisane Berlato que trabalha com projetos Finalísticos da Procuradoria Regional dos Direitos dos Cidadãos; das educadoras do Colégio, Magna Souza e Daniela Wudich; além das estudantes Carina Uliana e Mariana dos Santos Silva, ambas da turma 221 do Marista São Pedro.
Em um enriquecedor bate papo, as convidadas contaram brevemente suas trajetórias e também as dificuldades e superações femininas enfrentadas na sociedade, proporcionando uma troca de experiências e levando todos os participantes à reflexão.
Após, os estudantes selecionaram um layout para a produção de uma camiseta que representasse esse movimento em Defesa dos Direitos das Mulheres. A Camiseta será produzida nos próximos meses.
Já para as turmas dos Anos Finais (6º ao 9° ano), o Grêmio Estudantil do Marista São Pedro (GESP) solicitou que os estudantes trouxessem camisetas brancas para serem customizadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Os estudantes de cada ano ganharam frases de grandes personalidades femininas como Malala Youzafsai, Simone de Beauvoir, Emma Watson, para estilizarem as camisetas e adaptarem com estilo próprio. Os estudantes usaram arte e criatividade e produziram camisetas diferenciadas com frases significativas e representativas.
O Grêmio também trouxe a jornalista Kelly Matos, que atua na Rádio Gaúcha apresentando o programa TimeLine, que é ativista na luta dos direitos da Mulher e que é ex-estudante do Marista São Pedro. Kelly contou sua trajetória e, de uma forma descontraída, falou sobre Feminismo, a Mulher na Política, o combate ao preconceito e também a importância da luta feminina por oportunidade, respeito e equidade.
Através dessas atividades, desejamos Feliz Dia das Mulheres a todas que nos inspiram, que fizeram e que fazem a diferença em nosso dia a dia.