O livro “Assassinato no Expresso do Oriente", da escritora britânica Agatha Christie, foi inspiração para a aula integrada das professoras Mônica de Azevedo (Língua Portuguesa) e Ana Paula Soares (História).
Esse famoso romance tem início em um luxuoso passeio de trem pela Europa e conta a história de treze estranhos presos em nesse trem onde todos são suspeitos de assassinato. O detetive Hercule Poirot corre contra o tempo para resolver este quebra-cabeça antes que o assassino ataque novamente.
A obra é ambientada no ano de 1934 e, historicamente, esse é um período conhecido como “entreguerras", um recorte de tempo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Neste momento, diferentes nações passaram por transformações que marcaram os próximos anos dentro do contexto mundial.
A partir da leitura, debates, estudos e reflexões nos componentes de Português e História, as turmas de 9º ano desenvolveram uma pesquisa a respeito de cada personagem do livro, relacionando-os às suas nacionalidades e a participação de cada país no período entreguerras, resultando em um trabalho enriquecedor.