Mostra do Saber: estudantes apresentam os resultados das suas investigações

06/07/2022
Evento reuniu estudantes e famílias do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Depois de meses de investigação, os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental apresentaram suas descobertas na Mostra do Saber, evento de Iniciação Científica dos Anos Iniciais. Os estudantes foram prestigiados pelos educadores, colegas e pelas suas famílias.

Os temas escolhidos para as pesquisas foram definidos a partir da curiosidade dos estudantes sobre diversos assuntos, levando em consideração os conteúdos estudados em cada nível escolar. Vacinas, Exposição às telas, Produção de mel, Micro​-organismos, Dinossauros e Plantas foram alguns dos temas que despertaram o interesse dos nossos estudantes.

Diversas metodologias foram utilizados nas pesquisas dos estudantes. As principais foram pesquisas nos livros e internet, palestras com profissionais, vivências em laboratório e observação.

Durante a Mostra do Saber, os estudantes apresentaram todo o caminho da pesquisa e as conclusões que eles chegaram, respondendo a pergunta-problema inicial.

No Marista Aparecida, o estímulo à pesquisa inicia na Educação Infantil com a Multifeira e tem continuidade nos Anos Iniciais com a Mostra do Saber, desenvolvendo habilidades importantes para as atividades acadêmicas, incentivando a experimentação e troca de saberes, a investigação e a participação em salões e congressos. A curiosidade e os questionamentos dos estudantes alavancam a busca do conhecimento e proporcionam momentos de descobertas e construção do conhecimento.