Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros
​​​​O Ensino Médio marista, comprometido com a educação integral, desenvolve atividades que visam ao aprimoramento humano por meio da formação ética e espiritual, além da autonomia e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos.
Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros. Nesta fase, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Conheça alguns dos nossos diferenciais do Ensino Médio​​:

American High School

A partir do 9º ano EF, o colégio oferece o American High School, em parceria com a empresa Way American School. Neste programa, são trabalhados de forma simultânea os currículos brasileiros e norte-americanos nas aulas. Assim, os estudantes obtêm dupla certificação, em um ambiente de imersão, válida para mais de 70 países, reconhecida pela AdvancED. As aulas do American High School são ministradas por professores americanos.​

Projeto de vida

A iniciativa proporciona aos estudantes momentos de reflexão sobre sua escolha profissional e formação da carreira. As atividades de incentivo às lideranças, palestras com profissionais de diversas áreas de atuação, Feira de Profissões, visitas às universidades, testes de orientação profissional, projeto Miniempresa, hábitos de estudo, dinâmicas de grupo para o autoconhecimento e formação de valores são espaços de aprendizado e formação integral.

Empreendedorismo

Fomentar o empreendedorismo e a inovação dentro da escola são alguns dos nossos diferenciais. Através de encontros com empresários, visitas a empresas, apresentação de cases locais e regionais e discussões acerca do tema, o colégio busca estimular os jovens a idealizar, coordenar e realizar projetos, com foco na inovação e sustentabilidade, tendo em vista a melhoria da nossa sociedade.

Hábitos de estudo

Dentro e fora de sala de aula, salientamos a importância do hábito e das formas de estudar. De etapa a etapa, o estudante recebe dicas para fazer com que o estudo seja uma rotina prazerosa. Essas ações são planejadas pelos professores e Serviço de Orientação Educacional (SOE). Com isso, buscamos sistematizar a rotina de estudos, identificando estratégias para melhorar o desempenho escolar dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento.

Preparação para avaliações externas

A preparação dos estudantes para ingressar na universidade abrange materiais específicos, como o Enem Comentado, Todo Enem e o Caderno Marista para o Enem, além de palestras e simulados ao longo do ano letivo. Também são realizadas aulas intensivas por área de conhecimento. Assim, os jovens são incentivados a relacionar os saberes do​s diferentes componentes curriculares, ampliando os horizontes para obter melhores resultados.

Iniciação científica

O Colégio promove a prática interdisciplinar de Iniciação Científica, iniciativa que busca fazer com que os estudantes olhem para o mundo e percebam problemas pertinentes a serem investigados, percorrendo toda a trajetória dessa investigação, desde a escolha do método científico utilizado para a confirmação ou não das hipóteses levantadas no início da pesquisa. Além disso, a prática desenvolve habilidades como o protagonismo, a iniciativa e a autonomia.

Novo Ensino Médio



​​​​​Estamos começando uma nova fase em nosso Ensino Médio, a qual objetiva fortalecer ainda mais na formação integral e no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. A partir das determinações da Lei 13.415/2017, que prevê a implementação de mudanças curriculares em instituições públicas e privadas de educação até 2022, construímos uma proposta totalmente alinhada com a nossa premissa de aliar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens.​

Como será o Novo Ensino Médio Marista

Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

​A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais.

Os Itinerários Formativos são estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões:

  • Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados nas áreas do conhecimento por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão entre 12 e 16 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.
     
     
  • Percursos Investigativos Optativos: esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.

Percursos Investigativos: 4 opções de escolha

A partir de temáticas que possam despertar o interesse nos estudantes, serão ofertadas 4 possibilidades de percursos: Ciências da Saúde e da VidaContextos e Movimentos do Século XXIEducação Financeira e Tecnologia e Sociedade: sistemas e processos. Esse é um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. A escolha para novos estudantes será feita por um link no momento da matrícula. Para quem está no Colégio há mais tempo, a escolha será realizada via portal da unidade e aplicativo Marista Virtual, no ato da rematrícula. 

Construção e renovação

​A supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Camila Fabis,​ explica que o processo de implementação do Novo Ensino Médio Marista é, sobretudo, uma renovação curricular, visto que práticas bem-sucedidas desenvolvidas não serão abandonadas. “Nossa inovação se dará com marcas da tradição de mais de 200 anos de educação", reforça. O Ensino Médio Marista se diferencia por continuar com a garantia de uma educação integral de qualidade, uma vez que serão oferecidos núcleos de aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento, nos quais todos os estudantes farão parte com a turma. “Isso garante uma formação de excelência nas quatro áreas do conhecimento" comenta a especialista.​



                                                            botao_site.png