Níveis de Ensino

Educação Infantil

A proposta marista valoriza o cuidado, a escuta e o desenvolvimento integral dos estudantes
​​​​​​Quando as famílias confiam a nós a educação de seus filhos, assumimos um compromisso conjunto. Afinal, a proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante. Em especial, nesta fase, buscamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade. As atividades visam à socialização, à autonomia, à cooperação e à solidariedade, tudo isso em um clima saudável, em que as potencialidades são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências.

Conheça os principais diferenciais da Educação Infantil:

Ateliê da Educação Infantil

É um espaço que potencializa a aprendizagem na Educação Infantil, privilegiando as habilidades artísticas, de observação e de investigação, fazendo com o que o estudante seja ainda mais protagonista da sua aprendizagem. Segundo as Diretrizes da Educação Infantil, o ateliê é “um​​ espaço de liberdade de expressão, de participação infantil, de escuta, de criação, de respeito às múltiplas formas de linguagens existentes no mundo".
O Ateliê do Marista Aparecida foi projetado com três espaços que se completam, a parte central, que é o ateliê em si, o Território das Águas, que permite experimentações com água e demais elementos e o Ateliê das Luzes, espaço que proporcionará aos estudantes vivências com luz natural, luz negra, sombras e texturas.

Adaptação e acolhida

Através da aproximação com as famílias, o Marista Aparecida desenvolve iniciativas para criar vínculos que estimulem a confiança da criança em permanecer no ambiente escolar. Respeitando o tempo de cada um, nesse período é oferecido um espaço na escola para que os pais acompanhem a adaptação da criança.

Formação do leitor

O estímulo à leitura começa desde a Educação Infantil e é trabalhado de forma a tornar-se um hábito agradável e desafiante. Momentos de hora do conto, brincadeiras com versos e rimas, visitas à Biblioteca Infantil, atividades semanais de hora do conto e projetos literários auxiliam na formação de leitores comprometidos.

Valorização do Brincar

Diariamente, os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização e a autonomia. O objetivo das atividades, realizadas durante as aulas, é valorizar o brincar, pois trata-se de uma das primeira​s formas que a criança tem de se relacionar com o mundo e de se expressar.

Família e escola

Em parceria com as famílias, o Colégio atua como mediador e colaborador na construção de conhecimentos, laços afetivos e valores humanos. Por isso, é constante o incentivo à participação dos pais nos encontros, palestras, reuniões, projetos pedagógicos, como a Multifeira, e eventos escolares, como o Piquenique da Família.

​botao_site.png