Níveis de Ensino

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

​​A primeira etapa do Ensino Fundamental traz consigo uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.
É nessa fase da vida escolar que o estudante amplia seus valores, compreendendo sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

Conheça alguns dos diferenciais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

Vivências Bilíngues

Em parceria com a Systemic Bilingual, ofereceremos vivências diárias de imersão na língua inglesa, em que os estudantes aprendem o segundo idioma de forma mais efetiva, pois o foco está no domínio do conteúdo como um todo e não apenas na língua em si. O programa é oferecido de forma curricular e extracurricular.

Matific
Para potencializar o aprendizado da matemática e os resultados dos estudantes, as turmas do 4º e 5º ano EF contam com uma plataforma educacional online de alta tecnologia, a Matfic. Seu conjunto de atividades gameficadas estimula os estudantes a solucionar problemas de forma autônoma, desenvolvendo o raciocínio lógico, a experimentação e a descoberta, além de reduzir a ansiedade na aprendizagem.

Formação do leitor

Além das leituras em sala de aula, as crianças possuem horários semanais de visita à Biblioteca e momentos de hora do conto. O colégio promove projetos literários em todos os seus níveis de ensino, os quais são uma oportunidade para os estudantes pesquisarem as obras de determinado poeta, realizarem dramatizações, releituras e declamações.

Hábitos de estudo

Desde cedo, o projeto Hábitos de Estudo auxilia o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem dentro e fora de sala de aula. A cada etapa, os professores e o Serviço de Orientação Educacional (SOE) desenvolvem ações, identificando estratégias para melhorar o desempenho escolar.

Oficinas Pedagógicas

Com o intuito de fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes, o colégio promove Oficinas Pedagógicas no turno inverso, respeitando o ritmo o de cada criança. As oficinas são divididas em dois perfis, um deles tem o objetivo de reforço escolar, trabalhando com estratégias pedagógicas diferenciadas, por habilidades e competências. Já a Oficina de Iniciação Científica, procura inserir os estudantes no mundo da pesquisa científica, estimulando a curiosidade e resolução de problemas e preparando-os para a Prática Interdisciplinar de Iniciação Científica, que acontece nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Robótica Educacional

O Colégio apostou no fortalecimento da tecnologia aliada ao aprendizado fechando uma parceria com as empresas Zoom e Lego e colocando em prática o programa Zoom – Educação Tecnológica como parte do currículo. Nele, os estudantes desenvolvem a criatividade e raciocínio lógico e aprendem a buscar soluções a partir de problemas reais. Já no 5º ano, os estudantes participam do Festival Marista de Robótica Educacional, na categoria Cidade Laboratório, onde são desenvolvidas pesquisas e tecnologias para solucionar os problemas de cunho social propostos pelo evento.

botao_site.png