Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros
​​​​​​​O Ensino Médio marista, comprometido com a educação integral, desenvolve atividades que visam ao aprimoramento humano por meio da formação ética e espiritual, além da autonomia e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos.
Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros. Nesta fase, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Conheça alguns dos nossos diferenciais do Ensino Médio​​:

American High School

A partir do 9º ano EF, o colégio oferece o American High School, em parceria com a empresa Way American School. Neste programa, são trabalhados de forma simultânea os currículos brasileiros e norte-americanos nas aulas. Assim, os estudantes obtêm dupla certificação, em um ambiente de imersão, válida para mais de 70 países, reconhecida pela AdvancED. As aulas do American High School são ministradas por professores americanos.​

Projeto de vida

A iniciativa proporciona aos estudantes momentos de reflexão sobre sua escolha profissional e formação da carreira. As atividades de incentivo às lideranças, palestras com profissionais de diversas áreas de atuação, Feira de Profissões, visitas às universidades, testes de orientação profissional, projeto Miniempresa, hábitos de estudo, dinâmicas de grupo para o autoconhecimento e formação de valores são espaços de aprendizado e formação integral.

Empreendedorismo

Fomentar o empreendedorismo e a inovação dentro da escola são alguns dos nossos diferenciais. Através de encontros com empresários, visitas a empresas, apresentação de cases locais e regionais e discussões acerca do tema, o colégio busca estimular os jovens a idealizar, coordenar e realizar projetos, com foco na inovação e sustentabilidade, tendo em vista a melhoria da nossa sociedade.

Hábitos de estudo

Dentro e fora de sala de aula, salientamos a importância do hábito e das formas de estudar. De etapa a etapa, o estudante recebe dicas para fazer com que o estudo seja uma rotina prazerosa. Essas ações são planejadas pelos professores e Serviço de Orientação Educacional (SOE). Com isso, buscamos sistematizar a rotina de estudos, identificando estratégias para melhorar o desempenho escolar dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento.

Preparação para avaliações externas

A preparação dos estudantes para ingressar na universidade abrange materiais específicos, como o Enem Comentado, Todo Enem e o Caderno Marista para o Enem, além de palestras e simulados ao longo do ano letivo. Também são realizadas aulas intensivas por área de conhecimento. Assim, os jovens são incentivados a relacionar os saberes do​s diferentes componentes curriculares, ampliando os horizontes para obter melhores resultados.


Marista Mais+
​​O cenário da educação está em evolução constante e tem crescido de forma ainda mais acelerada neste período atípico. O papel da tecnologia nesse contexto se fortaleceu, expandindo o conceito de sala de aula. Cientes das oportunidades, a Rede Marista criou o Marista Mais+, um projeto complementar ao ensino presencial que visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida de nossos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A programação conta com episódios em áudio de conteúdos por área do Conhecimento + Redação, lives e webinars temáticos.

Iniciação científica

O Colégio promove a prática interdisciplinar de Iniciação Científica, iniciativa que busca fazer com que os estudantes olhem para o mundo e percebam problemas pertinentes a serem investigados, percorrendo toda a trajetória dessa investigação, desde a escolha do método científico utilizado para a confirmação ou não das hipóteses levantadas no início da pesquisa. Além disso, a prática desenvolve habilidades como o protagonismo, a iniciativa e a autonomia.

Novo Ensino Médio

 


Como será o Novo Ensino Médio Marista


A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) Itinerários Formativos.

Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.​

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados seis Percursos Investigativos: Ciências da Saúde e da Vida, Contextos e movimentos do século XXI, Cultura Digital, Educação Financeira, Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos e Processos criativos em múltiplas linguagens.

O processo de escolha terá duas possibilidades: para os estudantes ingressos em 2022, será disponibilizado um link para a escolha do Itinerário no momento da matrícula, já para quem está há mais tempo no Colégio, será via Portal e App Marista Virtual, junto da rematrícula. 

Conheça os Percursos Investigativos

Ciências da Saúde e da Vida

A linha formativa de Ciências da Saúde e da Vida abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.​​

 


Contextos e movimentos do século ​XXI

Contextos e movimentos do século XXI é uma linha formativa cujos conceitos e processos abordados estarão relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade na atualidade. Por meio de projetos de mediação e intervenção sociocultural e investigação científica, diferentes cenários serão problematizados para identificação de soluções e de reflexões do cotidiano social.

 


Educação Financeira

A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, a linha formativa de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.

 


Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos

A linha formativa Tecnologias e Sociedade visa articular conceitos relacionados à projeção, ao desenvolvimento, à construção e à análise de soluções que auxiliem, facilitem e transformem a vida das pessoas e da sociedade por meio do estudo das Tecnologias, Engenharias e Matemática. Nesse sentido, os diferentes métodos científicos e/ou empíricos, possibilitarão a busca de soluções e a tomada de decisão frente às questões socioculturais, ambientais, de saúde pública e econômicas.​

 


                                                            botao_site.png