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PROJETO INOVA: TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO, DESIGN E INOVAÇÃO

10/02/2021
Educação
Em 2021, no Marista Aparecida, a atividade será oferecida para os estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

No cenário globalizado em que vivemos, muito se fala acerca do crescimento das tecnologias, do rápido avanço dos dados e interfaces, da necessidade de entendermos sobre a nova linguagem da programação e dos benefícios de desenvolver uma mente empreendedora. O desafio é entender que tudo isso já está ao nosso redor a todo momento.

Para isso, é preciso ressignificar a ideia de que a tecnologia está associada apenas a complexos circuitos de informação e dispositivos eletrônicos ultra sofisticados. Tecnologia é um termo que se refere a todas as criações feitas pelos seres humanos – de uma simples escova de dentes, passando por um avião ou mesmo a própria internet, as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, auxiliando na produção, na comunicação, bem-estar e na evolução da sociedade como um todo, aprimorando o modo de pensar e viver das pessoas.  

Seguindo esse raciocínio, o mundo profissional, cada vez mais, espera diferentes competências e habilidades comportamentais: que sejamos capazes de criar, questionar e resolver problemas cada vez mais dinâmicos e complexos.

Pensando nisso, criamos o Inova, uma atividade complementar na qual são vivenciados na prática conceitos como empreendedorismo, liderança, comunicação e tomada de decisão. No Inova, nossos estudantes são estimulados a desenvolver autonomia e criatividade, visão estratégica e sistêmica, bem como a se posicionar diante de diversas áreas, empregando e articulando diferentes meios tecnológicos.

Tudo sobre o Inova

O Projeto Inova foi criado com o objetivo de fomentar a cultura tecnológica nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Em 2021, no Marista Aparecida, a atividade será oferecida como Atividade Complementar​ para os estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo é acompanhar os desafios da sociedade global, desenvolvendo sujeitos com habilidades capazes de criar, questionar e resolver problemas em equipe e por meio de um pensamento que leva em conta o global e o sustentável. 

Toda a proposta de Educação Tecnológica se baseia em contextos educacionais que proporcionam ao estudante posicionar-se diante das diversas áreas, articulando diferentes tecnologias.

A proposta é adaptativa e instiga o protagonismo dos estudantes e educadores no desenvolvimento das atividades.  A organização sugerida possui o caráter formativo onde os envolvidos vão gradualmente aumentando os desafios e possibilidades a cada encontro. 

Divisão em modalidades

A estruturação do Inova se divide em três categorias que compõem o curso: Empreendedorismo, Making n' Coding e Design. A seguir, apresentaremos cada uma delas.

INOVA EMPREENDEDORISMO

É um contexto empreendedor, alinhado com os 17 desafios da ONU, no qual os estudantes desenvolvem a capacidade de refletir, criar, projetar, documentar e compartilhar soluções inovadoras e sustentáveis. Alguns módulos de aprendizagem:

  • Desenvolvimento de estratégias
  • Análise de cenário e modelo de negócios
  • Atitudes empreendedoras
  • Estudos temáticos e projetos funcionais
  • Exploração e pesquisa
  • Storyboard e storytelling

INOVA MAKING & CODING

A proposta do Making & Coding é ser multiplataforma e posicionar o estudante nos referenciais da cultura Maker e codificação aplicadas em soluções inovadoras e sustentáveis. Nesse contexto, são ensinadas lógicas de programação, mecânica básica, prototipação e muito mais:

  • Cultura maker
  • Codificação e construção em multiplataformas
  • Eletrônica e sensores
  • Prototipações em diferentes materiais
  • Conceitos mecânicos e tecnológicos
  • Desafios e torneio

INOVA DESIGN

O objetivo do Inova Design é oportunizar ao estudante o desenvolvimento de múltiplas capacidades de expressão por meio da comunicação e suas linguagens, em um contexto multimeios com uso de tecnologias inovadoras. No Inova Design, se aprende:

  • Cultura digital
  • Mapa de exploração de temáticas
  • Geração de ideias e soluções
  • Técnicas de filmagem, edição de vídeos e fotografia
  • Elaboração de comics e animações
  • Ideação e elaboração de games educativos e de entretenimento

O Inova e seus contextos contarão com materiais complementares impressos e digitais, que fornecem exemplos, orientações, aprendizagens, tutoriais, vídeos, imagens e exercícios práticos.

Ainda não temos a data de início do Inova no Marista Aparecida devido as restrições no protocolo de atividades presenciais. Assim que a data de início e período de inscrições forem definidos, informaremos as famílias.