Semana de muitas novidades para os estudantes e famílias dos Anos Finais, principalmente do 9º ano EF, que em 2022 estarão inaugurarão a proposta do Novo Ensino Médio Marista.
A partir das determinações da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar uma renovação curricular no Ensino Médio a partir de 2022. A proposta marista foi construída com a premissa de aliar excelência acadêmica à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e projetos de vida dos nossos jovens.
A nova proposta foi apresentada em sala de aula para os estudantes do 9º ano EF pela equipe de Coordenações e Direção, promovendo um momento de diálogo e esclarecimento de dúvidas. No mesmo dia, as famílias do 9º ano EF participaram de uma reunião online para conhecer as premissas e diferentes do Novo Ensino Médio.
Devido à novidade e complexidade do tema, ao longo do 2º semestre serão promovidos diversos momentos de formação com os estudantes e famílias para esclarecer a proposta construída e a aplicação prática dessa renovação curricular.
Além dos estudantes e famílias do 9º ano, que iniciarão a implementação gradativa do Novo Ensino Médio em 2022, as demais famílias do Colégio receberam materiais de divulgação apresentando esse novo diferencial.
O que irá mudar
Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica é estruturada nas quatro áreas do conhecimento e seus componentes curriculares, consolidando as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico.