Navegar para Cima

Notícias

Aprendendo sobre o cacau

10/05/2022
Projetos
Crianças do Turno Integral Idealizam projeto para explorar diferentes formas de aproveitar o fruto

​​​​​​​​​​​​​​​​​As crianças do Turno Integral do Marista Roque estão vivendo uma experiência muito divertida – e que tem proporcionado a busca por conhecimento por meio de pesquisas, experimentos e descobertas envolvendo a natureza e seus frutos. As atividades fazem parte do Projeto Cacau, que será estudado ao longo do primeiro semestre deste ano.

“O interesse e a curiosidade das crianças sobre o cacau surgiram em relação à Páscoa. A fim de mostrar outras formas de uso desse fruto e seus benefícios, decidimos juntos nos desafiarmos na produção de esfoliantes e hidratantes, ambos à base de cacau", explica a professora do Turno Integral, Priscila Pedroso Félix de Oliveira.

Para isso, a atividade foi desenvolvida no Laboratório de Ciências da Natureza. Primeiramente, as crianças ouviram a explicação acerca do uso do cacau em cosméticos e suas propriedades benéficas para a pele. Depois, iniciaram a produção do esfoliante, que envolveu a seleção e a mistura dos ingredientes. “Após o preparo, tivemos o momento de experimentar o esfoliante em nossas mãos, fazendo movimentos circulares. ​​Muitos questionamentos surgiram sobre a textura, o aroma e a cor do produto. Depois de lavarem as mãos, os estudantes observaram também que a pele estava mais macia e cheirosa", conta a educadora.

Nas aulas seguintes, as crianças seguiram explorando o cacau, dessa vez com a produção de hidratantes e a confecção de rótulos para as embalagens dos produtos. “Aproveitamos o mês de maio para as crianças presentearem suas mães com mimos personalizados e criativos, feitos por elas mesmas", destaca Priscila. A atividade envolveu, ainda, a aprendizagem sobre noções de quantidade dos ingredientes e pesagem dos produtos.​

Saiba mais sobre o nosso Turno Integral acessando aqui​.​