Navegar para Cima

Notícias

Mostra reúne as descobertas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais

12/11/2018
Iniciação Científica
Confira as temáticas dos projetos colocados em prática ao longo do ano.

​​​​​​Depois de investigar, observar, pesquisar e fazer experimentos sobre os mais variados fenômenos naturais e temas da atualidade, as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais apresentaram suas descobertas na Mostra Compartilhando Saberes, espaço destinado à troca de conhecimentos entre a comunidade educativa. ​

Uma das iniciativas apresentadas, foi a prática sustentável da turma da Classe Bebê, que passou a reaproveitar as frutas e cascas que sobram do lanche para produzir adubo orgânico. Incentivadas pela professora, Diane Cerentini, as crianças produziram uma composteira com baldes plásticos onde são depositados os detritos orgânicos, terra, folhas secas e serragem. O material fica armazenado até produzir um líquido chamado de chorume, que pode ser utilizado para adubar flores, plantas e até hortas caseiras.

DSC_0262.JPG
Crianças preparam composteira com materiais orgânicos

O próximo passo do projeto será promover a troca de conhecimento com as demais turmas da Educação Infantil, fornecendo baldes para a coleta de lixo orgânico. A turma também irá plantar flores em pneus com o adubo produzido na composteira para ambientar o pátio do Colégio. Além de proporcionar o contato com materiais naturais, a elaboração da composteira também desperta nos estudantes o cuidado com o meio ambiente através do reaproveitamento e da reciclagem de ingredientes que fazem parte do seu dia a dia. 

Confira as demais temáticas apresentadas na mostra: ​​

Turno Integral - Cobras

Classe Bebê - Composteira

Nível 1 - Formigas

Nível 2 A - Frutificando

Nível 2 B - Frutificando e "O que tem na minha barriga?"

Nível 3 A - Borboletas

Nível 3 B - Zoológico dos animais

1º ano EF - Histórias e fantasias

2º ano EF - Alimentação saudável e Fases da vida

3º ano EF - Sustentabilidade: uma questão do desenvolvimento humano

4º ano EF - Nossas origens

5º ano EF - Hábitos saudáveis para a manutenção da vida​