Nesta semana, nos dias 14 e 15 de abril, realizaremos uma
avaliação online do 5º do Ensino Fundamental. A ação, que ocorre em parceria
com a empresa Evolucional, tem como objetivo analisar, qualificar e aprimorar
os processos de ensino e aprendizagens dos estudantes. As provas são divididas
em duas etapas, a primeira em abril, e a segunda em novembro.
Essa primeira etapa visa criar um diagnóstico do que foi
aprendido pelos estudantes até o 4º ano do EF. A avaliação será feita de forma
virtual, na plataforma da Evolucional e aborda, respectivamente em 14 e 15 de
abril, os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O login e
a senha de acesso já foram disponibilizados às famílias por e-mail.
A segunda fase, em novembro deste ano, é somativa,
complementando os conteúdos abordados ao longo do ano letivo. Essa avaliação
permite propormos estratégias mais assertivas, redimensionando a trajetória de
aprendizagem dos estudantes e qualificando nosso processo pedagógico. Dessa
forma, é essencial a participação comprometida do estudante e o incentivo das
famílias, pois contribuem para a confiabilidade dos resultados, bem como nos
indicadores reais para a melhoria do desempenho escolar.
“Processos avaliativos fazem parte da vida de todo ser
humano. Eles têm como objetivo principal gerar a reflexão sobre os fatores que
podem ter influenciado em determinado resultado, visando rever processos, o que
envolve incluir ou excluir ações. As avaliações externas complementam o olhar
sobre como estamos conduzindo o processo educacional de nossas instituições,
assim como possibilitam ao estudante reavaliar como está sua aprendizagem e de
que forma está estudando. Dessa forma, devemos encarar esse momento como uma
oportunidade para qualificar ainda mais o processo ensino-aprendizagem, desde
que, é claro, a avaliação seja realizada com seriedade e comprometimento”,
explica a Coordenadora Pedagógica Ana Paula Dal Molin.
Informações adicionais:
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Os gabaritos ficarão disponíveis na plataforma ao
final de cada dia de aplicação.
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Em caso de ausência do estudante nos dias da
avaliação, não poderá ser realizada avaliação em outra data, uma vez que a
atividade é pensada em um calendário único para todos os Colégios Maristas.
Sendo assim, o aluno ficará sem seu diagnóstico.
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Professores, as coordenações e a Direção do
Colégio têm acesso resultados das avaliações. Os dados estatísticos servem para
análise e tomada de decisões em relação aos processos pedagógicos. Estudantes,
pais e/ou responsáveis têm acesso aos resultados de desempenho individual.