Navegar para Cima

Notícias

5º ano do Ensino Fundamental terá avaliação em larga escala

13/04/2021
Educação
As provas têm como objetivo diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes

​​Nesta semana, nos dias 14 e 15 de abril, realizaremos uma avaliação online do 5º do Ensino Fundamental. A ação, que ocorre em parceria com a empresa Evolucional, tem como objetivo analisar, qualificar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagens dos estudantes. As provas são divididas em duas etapas, a primeira em abril, e a segunda em novembro. 

Essa primeira etapa visa criar um diagnóstico do que foi aprendido pelos estudantes até o 4º ano do EF. A avaliação será feita de forma virtual, na plataforma da Evolucional e aborda, respectivamente em 14 e 15 de abril, os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O login e a senha de acesso já foram disponibilizados às famílias por e-mail.

A segunda fase, em novembro deste ano, é somativa, complementando os conteúdos abordados ao longo do ano letivo. Essa avaliação permite propormos estratégias mais assertivas, redimensionando a trajetória de aprendizagem dos estudantes e qualificando nosso processo pedagógico. Dessa forma, é essencial a participação comprometida do estudante e o incentivo das famílias, pois contribuem para a confiabilidade dos resultados, bem como nos indicadores reais para a melhoria do desempenho escolar.  

“Processos avaliativos fazem parte da vida de todo ser humano. Eles têm como objetivo principal gerar a reflexão sobre os fatores que podem ter influenciado em determinado resultado, visando rever processos, o que envolve incluir ou excluir ações. As avaliações externas complementam o olhar sobre como estamos conduzindo o processo educacional de nossas instituições, assim como possibilitam ao estudante reavaliar como está sua aprendizagem e de que forma está estudando. Dessa forma, devemos encarar esse momento como uma oportunidade para qualificar ainda mais o processo ensino-aprendizagem, desde que, é claro, a avaliação seja realizada com seriedade e comprometimento”, explica a Coordenadora Pedagógica Ana Paula Dal Molin.

Informações adicionais: 

·         Os gabaritos ficarão disponíveis na plataforma ao final de cada dia de aplicação.

·         Em caso de ausência do estudante nos dias da avaliação, não poderá ser realizada avaliação em outra data, uma vez que a atividade é pensada em um calendário único para todos os Colégios Maristas. Sendo assim, o aluno ficará sem seu diagnóstico.

·         Professores, as coordenações e a Direção do Colégio têm acesso resultados das avaliações. Os dados estatísticos servem para análise e tomada de decisões em relação aos processos pedagógicos. Estudantes, pais e/ou responsáveis têm acesso aos resultados de desempenho individual. ​​