Navegar para Cima

Notícias

Cultivo da espiritualidade: uma perspectiva que contribui para a formação integral

09/03/2022
Espiritualidade
Prática está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos valores humanos

No cerne da educação marista, ensinada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais, está a formação integral. Preparamos os estudantes e educandos para serem cidadãos exemplares, pautados pela ética, empatia e consciência e para que tenham protagonismo sobre o seu próprio conhecimento. Esse  desenvolvimento  baliza  nossa  abordagem  pedagógica  e remete a um itinerário que integra as diversas dimensões que constituem o indivíduo.

Dentro dessa perspectiva, está o cultivo da espiritualidade em nossos espaços de missão. “Na concepção   marista, não   existe   uma   vida   integral   que   não   considere   a   dimensão   da espiritualidade”, pontua o supervisor de pastoral das Unidades Sociais, Luís Carlos Dalla Rosa.

A espiritualidade é um dos nossos valores institucionais. Mariana e apostólica, ela é a força que dá sentido às nossas vidas e nos inspira a enxergar o mundo com esperança. O cultivo, por sua vez, visa não apenas fortalecer a dimensão de sagrado, objetiva o fortalecimento de um projeto de vida. “Nossa espiritualidade marista está vinculada à antropologia cristã, mas o seu cultivo precisa acolher outras perspectivas”, reflete o supervisor de pastoral dos Colégios, Luiz Carlos Selbach. O indivíduo volta o olhar para dentro, no horizonte de existência, relacionando o passado, o presente, as convicções, as decisões e os posicionamentos éticos e morais, na busca por orientações em termos de futuro.

Iniciativas no Marista Roque

No Colégio Marista Roque, o cultivo da espiritualidade se dá por meio de diversas iniciativas que contemplam os estudantes, famílias e educadores; como o Minuto de Oração, o Retiro para Educadores, que acontece anualmente; as celebrações eucarísticas; as orações e momentos de reflexão realizados em sala de aula pelos professores, dentre outras.

“Todas as semanas, no primeiro momento da manhã, temos um instante de oração, onde agradecemos e apreciamos a palavra de Deus. Durante o ano, possuímos manhãs de formação, onde temos momentos de reflexão sobre o nosso cotidiano escolar e sobre como podemos levar as ações realizadas para toda a nossa vida. Também dispomos da PJM, onde nos reunimos em grupo para realizarmos diversos tipos de atividades, que buscam nos ensinar a sermos protagonistas das nossas vidas, espalhando o amor e os aprendizados para todo o nosso ambiente escolar”, conta o estudante Gabriel Dal Molin, presidente da Liga Estudantil Gonçalvense (LEG) e integrante da Pastoral Juvenil Marista (PJM). ​