Nos primeiros anos da vida escolar, o cuidado e o desenvolvimento pedagógico precisam ser valorizados de forma muito especial. Nesta fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização, a cooperação e a solidariedade.
“A Educação Infantil do Marista Roque tem como base valores essenciais na construção da identidade da criança, para que assim se tornem adultos que entendam o seu papel social. No Nível 2, oportunizamos vivências nas quais as crianças potencializam a sua criatividade. Dessa forma, elas são instigadas a desenvolver a autonomia e a manifestar suas ideias, tanto em situações do cotidiano, quanto nos projetos pedagógicos que partem do seu interesse", afirma a professora do Nível 2A, Luana Curvelo.
Por meio da nossa prática pedagógica, acreditamos na capacidade da criança em expressar de diversas formas seus conhecimentos, necessidades, desejos e interpretações em torno das relações que estabelecem com o mundo natural e social. “As crianças aprendem através de vivências nas quais elas são as protagonistas. Nós, educadores maristas, somos responsáveis por elaborar as propostas de forma lúdica, com amor e um olhar atento e sensível às especificidades de cada uma delas", explica a professora do Nível 2B, Fernanda Batista.
Pedagogia da Escuta
Toda a proposta da Educação Infantil do Marista Roque está alicerçada na Pedagogia da Escuta. Escutar não se traduz em um simples ouvir, e sim, em construir perguntas, aguçar a dúvida, provocar incertezas, fomentar a curiosidade, formular hipóteses, dialogar e incentivar o confronto entre diferentes pontos de vista. Nesse sentido, crianças, educadores e famílias tornam-se parceiros interativos no processo de aprendizagem. “Já na Classe Bebê, é possível identificar uma escuta sensível, acolhedora e observadora, que contribui para o desenvolvimento integral da criança, por meio de uma educação evangelizadora", assegura a professora da Classe Bebê, Diane Cerentini.
Protagonismo infantil
De acordo com as Matrizes Curriculares Maristas da Educação Infantil, a ação pedagógica precisa ancorar suas práticas e seu modo de acompanhamento mediante a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. Durante a aprendizagem, é fundamental o olhar e a presença do professor, mediando os processos de investigação que são desencadeados a partir de desafios e interesse das próprias crianças.
“Fazer parte da Educação Infantil do Marista Roque é valorizar a infância. No Nível I, as crianças desenvolvem habilidades importantes, como o convívio, o relacionamento, e a argumentação. Nesta fase, elas levantam muitas hipóteses sobre o mundo, o que as leva aos projetos de pesquisas. Neles, as crianças buscam respostas e soluções para suas dúvidas, ao mesmo tempo em que brincam, aprendem e se tornam protagonistas na construção de seus conhecimentos", conta a professora Cristiana Hunter.
Alfabetização e letramento
No Marista Roque, o processo de alfabetização e letramento é desenvolvido de forma lúdica e criativa. “A convivência prazerosa com a escrita e a leitura faz parte do dia a dia do Nível 3, com a participação ativa da criança em nossas ações de escritas espontâneas, contato frequente com diferentes tipos de textos, gráficos, listas, jogos, receitas e brincadeiras. As crianças são potentes, investigam, e com sua curiosidade notam as letras, suas semelhanças e diferenças, percebem a sonoridade das palavras, reconhecendo a utilidade da escrita em nossas comunicações cotidianas. Isso ocorre por parte intencional do professor, mas, naturalmente para a criança, de forma lúdica e divertida", conta a professora Lidiane Rodrigues.
Ambientes que inspiram a aprendizagem
Considerados parte essencial da proposta curricular, os ambientes são planejados a cada projeto desenvolvido e transformados em espaços de múltiplas experiências e produção de saberes. As iniciativas contemplam desde a reorganização do mobiliário em sala de aula até o contato com brinquedos e materiais variados que despertam a curiosidade para novas aprendizagens.
“Nos territórios de aprendizagem do Nível 3, as crianças interagem nos ambientes alfabetizadores, tendo como foco principal a organização de espaços que as desafiem e as estimulem, a fim de que construam suas próprias experiências. Respeitando as particularidades das infâncias, construímos territórios que promovam vivências e enriqueçam os repertórios das crianças, criando novas possibilidades a partir do que está sendo investigado", finaliza o professor Antonio Vieira.