Navegar para Cima

Notícias

Partilhas, protagonismo e inspiração: saiba mais sobre o Encontro de Grêmios Estudantis

29/04/2022
Nosso jeito de educar
Edição deste ano do evento foi realizada presencialmente na PUCRS e teve como tema Laços Para um Novo Amanhecer

​Nesta terça-feira, 26/4, ocorreu o Encontro de Grêmios Estudantis dos Colégios da Rede Marista. O evento foi realizado na PUCRS, de modo presencial, e teve como objetivo promover a integração e a formação dos jovens líderes maristas. A atividade estimulou o aprofundamento de questões pertinentes ao cotidiano das representações estudantis, como planejamento e gestão, processos criativos e valores maristas. ​

O presidente da Liga Estudantil Gonçalvense (LEG), o estudante do 2º ano EM Gabriel Dal Molin, destacou o fortalecimento de laços proporcionado pelas dinâmicas. “Fomos divididos em grupos, com pessoas que nunca tínhamos visto, e através de uma interação inicial conseguimos ir nos conhecendo. Saímos de lá com diversas amizades, além de novas parcerias para trabalho e dinâmicas futuras. Devemos estar prontos para servir, liderar, auxiliar, compreender e repassar. Assim, vamos tornando os Grêmios dos nossos Colégios e de toda Rede Marista uma incrível união", conta.

O Encontro de Grêmios Estudantis contou com cerca de 70 participantes de 18 unidades maristas do Rio Grande do Sul. A edição deste ano teve como tema Laços Para um Novo Amanhecer. A atividade reuniu quatro momentos: Envio, Ação e Reflexão, Planejamento e Acolhida. Por meio de dinâmicas criativas e divididos em grupos, os estudantes vivenciaram práticas que evidenciam horizontes de criação e transformação social.

A supervisora educacional dos Colégios da Rede Marista, Simone Martins ressalta que esses momentos de partilha e de aproximação das lideranças dos Grêmios Estudantis podem ser destacados sob três aspectos: diálogo, protagonismo e inspiração. “São oportunidades genuínas de fortalecer e visibilizar o movimento estudantil enquanto rede, de significar o princípio do protagonismo infanto-juvenil como forma de ser, estar e se relacionar no mundo, e de inspiração para vivenciarem e traduzirem características do servir e do comprometer-se com as realidades locais", avalia.