No dia 5/11, mais de 500 estudantes dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista estiveram reunidos virtualmente para a Mostra Marista de Iniciação Científica. Voltado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, o evento tem o objetivo de propor momentos de partilhas de aprendizagens sobre Investigação Científica, promovendo espaços para a apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos alunos. Além de contribuir para a formação de estudantes, potencializar a pesquisa e o uso de metodologias científicas nas quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias –, a Mostra também oportuniza trocas entre estudante e educador orientador.
A Mostra Marista de Iniciação Científica é promovida desde 2016, e tradicionalmente ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Devido à pandemia da Covid-19, a edição deste ano foi realizada via plataforma Teams, com os trabalhos sendo apresentados em salas de videoconferência. Estudantes, orientadores e mediadores também tiveram acesso a um canal online que reuniu todas as informações relativas ao encontro, como submissão dos trabalhos, materiais de apoio e cronograma. Para Patrícia Saldanha, supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista e integrante da comissão organizadora do evento, a experiência foi muito rica. “Obviamente as atividades presenciais constituem dinâmicas diferentes, mas a participação dos estudantes e professores, bem como as sistematizações das apresentações, foram muito efetivas", conta.
A importância da iniciação científica
O incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de habilidades importantes para as atividades acadêmicas é uma das premissas do nosso jeito de educar. Desde cedo, os estudantes são motivados a visualizar a teoria na prática, preparando-se para o universo acadêmico através da participação em eventos e publicações de trabalho. Os projetos promovem a expansão do pensamento crítico, a reflexão e a criatividade dos alunos a partir da formulação de questionamentos, coleta de dados, argumentação e do aprofundamento de informações.
A Mostra Marista de Iniciação Científica é a consolidação dessa prática. O evento viabiliza projetos e pesquisas que já ocorrem nas unidades, materializando o olhar da nossa instituição para a iniciação científica na Educação Básica. “Outro ponto que destaco é a nossa potência enquanto Rede, pois propormos espaços de trocas e partilhas que permitem que estudantes e educadores conheçam diferentes experiências, contextos e realidades", pontua Patrícia.
O educador Uiliam Terra, bibliotecário e coordenador do projeto de Iniciação Científica no Marista Roque, concorda. Para ele, a Mostra contribui para o protagonismo e empoderamento dos estudantes na busca pelo conhecimento de maneira autônoma e para que tenham uma experiência científica antes da faculdade, podendo, assim, no futuro, continuar sendo pesquisadores e aplicando na sociedade o conhecimento adquirido.
Para a estudante Érika Gonçalves Corrêa de Oliveira, do 3º ano do Ensino Médio, o evento possibilitou aprofundar ainda mais a aprendizagem e o conhecimento científico. “Tivemos a oportunidade de praticar a escrita, a leitura e a apresentação. Dessa forma, participar do evento da PUCRS, além de ser a realização de um sonho, auxiliou na minha formação como estudante Marista", destaca.
Os projetos que representaram o Marista Roque:
Pílula anticoncepcional e ciência: percepções e relações
Estudantes (231): Ana Júlia Freitas da Rosa, Érika Gonçalves Corrêa de Oliveira e Rodrigo de Lima Barreto.
Orientador: Thiago Flores Magoga.
Área: Ciência da Natureza.
Alzheimer: uma doença em crescimento, uma análise sobre a influência da Doença de Alzheimer (DA) sobre a comunidade marista de Cachoeira do Sul
Estudantes (232): Gabriela Bordignon Rauber, Laura Scherer Correia Coletto, Luísa Bordignon Rauber e Roberta Dumke Araújo.
Orientador: Cauê Dorneles Machado.
Área: Ciência da Natureza.
Testagens de cosméticos e produtos de limpeza em animais: sua problemática e o conhecimento dos jovens a respeito
Estudantes (231): Alanis Esber Reck, Joan Oliveira Silva, Letícia Carlesso e Marques Dahmer.
Orientador: Cauê Dorneles Machado.
Área: Ciência da Natureza.
A importância do cuidado do sistema cardiovascular
Estudantes (222): Ana Clara Rodrigues e Maria Luiza Rodrigues.
Orientador: Cauê Dorneles Machado.
Área: Ciências da Natureza.
A problemática de estereótipos LGBT em filmes e séries
Estudantes (232): Giovana Lovato Riske Roseira, Lorenzo Costa Schauenberg, Martin Neves da Fontoura dos Santos e Rafaela Bernardes Machado.
Orientador: Edson Medeiros Maydana Junior.
Área: Linguagens.
A influência da prática de exercícios físicos na saúde da população cachoeirense durante a pandemia de covid-19
Estudantes (231): Amanda Ferreira Rodrigues, João Gabriel Fortes Peixoto, Luíza Dutra Amador e Suyane Iansen Rodrigues.
Orientador: Edson Medeiros Maydana Junior.
Área: Linguagens.