Navegar para Cima

Notícias

Integração entre turmas: 3º e 4º anos refletem sobre os direitos e deveres na pandemia

23/04/2021
 
Iniciativa faz parte do projeto JP na Sala de Aula

​​No Colégio Marista Roque, proporcionamos aos nossos estudantes ações que os levem a refletir sobre seu papel social e consciente no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Nesse sentido, o JP na Sala de Aula, projeto já tradicional entre o Jornal do Povo e as escolas do Município, atua com o objetivo de incentivar a leitura de notícias, a busca por informação e o diálogo sobre assuntos importantes da atualidade.

Por isso, as turmas do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, realizaram na última semana uma atividade integrada, sobre a temática abordada neste mês pelo projeto: "Direitos e deveres em tempos de pandemia".

Para as professoras do 3º ano, Jocelaine Saint Pierre e Flávia Drews, os destaques dessa inciativa foram a integração entre as turmas e a importante participação das famílias. “A união entre os estudantes do 3º e 4º ano permitiu que uns aprendessem com os outros. Foi um importante trabalho realizado em parceria", afirmou Jocelaine. “Foi interessante ver os estudantes dialogando sobre a temática em casa e apresentando às suas famílias os cartazes com os desenhos produzidos. Também acredito que essa troca entre as quatro turmas foi muito significativa para eles e para nós, educadoras", completou Flávia.​

Exposição virtual

A atividade foi composta por várias etapas. Primeiramente, os estudantes receberam a temática do mês, desenvolvida em reportagem pelo Jornal do Povo. Após, discutiram a abordagem em aula e dialogaram também em casa, compartilhando as percepções com seus familiares.

Após, eles foram convidados a produzirem cartazes com desenhos e escritas, representando um direito e um dever, enquanto cidadão, em tempos de pandemia.

O resultado final foi uma exposição virtual e interativa, que pode ser acessada no Padlet através deste link. Lá, os estudantes publicaram seus trabalhos e puderam também visualizar e se inspirar com as produções de seus colegas. “O JP na Sala de Aula faz a diferença em nossa metodologia e na aprendizagem dos estudantes. Essa integração entre as turmas também foi muito positiva, onde os trabalhos são valorizados entre os colegas de diferentes anos. Finalizamos com posicionamentos belíssimos sobre os direitos e deveres no contexto atual, tais como: cuidar de si e do outro, cuidar da saúde do corpo e da mente, respeito, valorização da vida, distanciamento, prioridades e empatia", contou Lisiane Morais, professora do 4º ano.

Para a educadora Paula Richter, também do 4º ano, o projeto tem o importante intuito de promover reflexões através da leitura. “E nossos estudantes são, com certeza, os atores principais desta iniciativa, demonstrando seus conhecimentos e aprendizagens, por meio de temas atuais e de ampla discussão", disse. ​


131 e 141.png