Marista Roque preparado para o retorno presencial

12/02/2021
Nosso jeito de educar
Comunidade escolar será recebida a partir de 22 de fevereiro

​​Além das adaptações de seus espaços em conformidade com os decretos de prevenção ao coronavírus, o Colégio Marista Roque vai receber seus estudantes com remodelação de outros ambientes. Entre as novidades estão a nova biblioteca, jogos educacionais para brincadeiras no recreio dirigido para as crianças e reformulação do laboratório de Ciências, Física e Química.

Para facilitar o cumprimento de todas as normas de segurança preventivas à covid-19, elaboramos um guia de regras a serem seguidas diariamente por todos que frequentarem o ambiente escolar, seja estudante, pai, professor ou colaborador. Todas as famílias dos estudantes matriculados para o ano letivo 2021, que iniciará em 22 de fevereiro, já receberam, de forma online, o material chamado Guia de retorno às atividades presenciais.

Como funcionará a bimodalidade

No Marista Roque, foi garantida a decisão de que não haverá sistema de escalonamento nas turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental/Anos Iniciais. Já para as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental/Anos Finais ao 3º ano do Ensino Médio, cumprindo o decreto estadual que sugere distanciamento de 1,5m entre os estudantes e respeitando a lotação máxima permitida de cada sala de aula, já foi confirmada a necessidade de escalonamento semanal (com aulas transmitidas de forma online no período em que os estudantes estiverem em casa).

As turmas serão divididas em dois grupos, sendo A e B, seguindo o critério de ordem alfabética. A bimodalidade permitirá a transmissão ao vivo para o grupo que estiver em casa. Já aqueles estudantes que optarem por permanecer no ensino remoto e não frequentar as atividades presenciais, também participarão das aulas através de transmissão ao vivo, pelos sistemas Marista Virtual e Microsoft Teams.​​

Alguns destaques do Guia de retorno às atividades presenciais

. Uso obrigatório de máscara

. Uso obrigatório de álcool em gel nas mãos após tocar em qualquer superfície de uso comum

. Deve ser utilizada garrafa de água individual. Não é permitido compartilhamento de lanches, bebidas e utensílios como copo, xícara e semelhantes

. Priorização das escadas para locomoção entre os espaços

. A escola deve ser comunicada sobre sintomas de covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respiração

. As salas e todas as superfícies de contato serão higienizadas a cada troca de turno

. As janelas das salas serão mantidas abertas durante as atividades

. Os espaços abertos da escola serão pulverizados diariamente com quaternário de amônia, produto altamente eficaz contra o coronavírus e que fica ativo por três horas após a aplicação

. Ocorrerá aferição de temperatura corporal obrigatória em cada acesso à escola

. Haverá distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada estudante

. As entradas e as saídas dos estudantes acontecerão em diferentes horários para evitar aglomerações

. Reuniões presenciais estão suspensas​

Novidades e melhorias no Marista Roque

Laboratório de Ciências, Física e Química

O espaço foi totalmente reformulado para melhor atender as demandas de educadores e estudantes, nas aulas da área de Ciências da Natureza. O local teve várias adequações na sua estrutura física, tornando-se assim, um laboratório mais completo e moderno. No retorno às aulas presenciais, o uso do ambiente seguirá todos os protocolos de higienização, segurança e distanciamento.

Equipamentos para recreios dirigidos

Os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais poderão intensificar seus aprendizados e interações também durante os recreios, através de brincadeiras orientadas com os novos recursos pedagógicos que serão oferecidos a partir deste ano.

Biblioteca

A nova Biblioteca do Marista Roque, agora localizada no pavimento térreo do Colégio, possui acessibilidade, espaço personalizado na Biblioteca Infantil, ambientes modernos, integrados e acolhedores, sendo referência entre as bibliotecas da Rede Marista.

Laboratório Móvel de Robótica Educacional

Projetos serão desenvolvidos para turmas do Ensino Fundamental/Anos Iniciais.