O Ensino Médio, etapa conclusiva da vida escolar, carrega consigo uma série de aprendizagens, descobertas e desafios. Aqui no Marista Roque, a complexidade desse contexto é trabalhada em ações pedagógicas dentro e fora da sala de aula, visando a construção do projeto de vida dos nossos jovens.
Nesse sentido, e buscando orientá-los em suas escolhas profissionais, cinco estudantes do 2º ano do Ensino Médio participaram do Projeto Profissional do Amanhã (PDA), idealizado pelo empreendedor, escritor e palestrante Sérgio Almeida; com realização da Cacisc e do Interact Club de Cachoeira do Sul.
De acordo com suas áreas de interesse e preferência para atuação, os jovens foram direcionados para empresas cachoeirenses, a fim de experenciarem, na prática, a rotina de trabalho naquele segmento.
O estudante Murilo da Rosa Borges mudou sua percepção pela profissão escolhida. “Acompanhei um dia de trabalho no campus da UFSM/Cachoeira e, após, decidi mudar minha escolha de cursar Engenharia Mecânica para ingressar em Engenharia Elétrica", afirma.
Para Franchesco de Oliveira Y Castro, a proposta foi muito positiva. “Eu sempre pensei em cursar Jornalismo, então o projeto me proporcionou uma experiência na TV Cachoeira. Acompanhar a rotina deles foi muito legal e importante para mim. Pude ver como é todo o processo por trás das câmeras e tudo que a gente não vê na TV, acompanhei as reportagens e várias outras coisas. Achei super interessante e gostei bastante! Com certeza, quero estudar para conseguir seguir esse caminho", diz.
Já o estudante Samuel Santos, confirmou sua escolha: “Minhas áreas de interesse são Física e Mecânica. Acompanhar o trabalho no campus da UFSM/Cachoeira não me fez decidir por uma profissão em específico, mas me trouxe maior certeza e confiança em relação à área em que quero seguir", conta.
Percepções diagnósticas
Os estudantes receberam certificados de participação e puderam entregar, aos organizadores do projeto, uma ficha de avaliação com suas percepções sobre a rotina profissional acompanhada de perto por eles.
Segundo o idealizador, Sérgio Almeida, esses dados, depois de tabulados, irão gerar um diagnóstico do percentual de dúvidas ou certezas dos jovens em relação à profissão pretendida.